Da Redação | Radar DF

Brasília – 09 de Setembro de 2020 – 17:04

A campanha ‘Pro Rio Voltar a Sorrir’, desenvolvida pela agência Cálix Propaganda para a Prefeitura do Rio de Janeiro, sobre a Covid 19,   proporcionou recall inédito na história da publicidade brasileira.

Os dados foram revelados por uma pesquisa realizada pela  Bridge Research, empresa pertencente à holding independente HSR Specialist Researchers.

A campanha lançada em junho reforçou alguns conceitos sobre a Covid-19 usando como fundo a clássica canção Tristeza, do compositor Niltinho.

“Nosso objetivo foi trazer uma mensagem de esperança e, ao mesmo tempo, mostrar as entregas e ações da prefeitura para combater a doença”, explicou Idelbo Oliveira, diretor de Criação da Cálix Propaganda.

Ele afirmou ainda que a campanha teve veiculação em mídia impressa, OOH, rádio e digital.

“A peça publicitária mostrava que, embora a pandemia do coronavírus tenha deixado a vida do carioca mais triste, a Prefeitura estava fazendo a parte dela para o carioca poder voltar a sorrir”, explicou Idelbo Oliveira,

O estudo quantitativo encomendado pela Prefeitura do Rio de Janeiro à Bridge, aponta que 64% dos moradores da cidade se lembraram da propaganda.

Além disso, 86% da amostra pesquisada gostou muito do conjunto das peças publicitárias. Segundo os pesquisadores que conduziram o levantamento, a média do ‘Padrão Brasil’ para recall é de 44%.

Segundo os resultados da pesquisa, 88% da população considerou as mensagens relevantes e 98% destacaram a facilidade em entender as informações transmitidas.

Adicionalmente, a música teve participação importante na comunicação porque trouxe o sentimento de esperança, tão pertinente ao momento.

Não à toa, 49% dos impactados pelas peças mencionam que a imagem da Prefeitura do Rio de Janeiro melhorou.

“Estamos extremamente felizes porque o padrão atingido pela comunicação tem patamar maior que o de setores como eletro, petróleo, varejo e outros. A empresa responsável pela pesquisa considera o resultado uma marca recorde para a comunicação pública, que nem sempre é bem recebida pela maioria da população”, comemora Marcello Lopes, CEO da Cálix.

O estudo quantitativo para avaliar o recall da campanha foi realizado por meio de questionário utilizando painel online. Todas as entrevistas foram feitas entre 30 de junho e 6 de julho, com moradores da cidade do Rio de Janeiro, maiores de 18 anos, das classes sociais A, B, C, D e E, em todas as regiões do município.