TEXTO ALEGÓRICO

Ezequiel 23:20    (tradução da Bíblia NVI)


Em Ezequiel 23:1; 49 nos é apresentado à história de duas irmãs, filhas de uma mesma mãe, esposas de um só homem. (Duas esposas de um só rei) As duas irmãs, na profecia de Ezequiel, eram fisicamente Israel (Samaria) e Judá (Jerusalém). As duas irmãs, se deixaram seduzir pelos assírios e pelos caldeus.

Ao deixar a simplicidade do Evangelho e o Deus único e seu filho Jesus, seguindo os encantos dos Assírios e dos Caldeus, as duas irmãs, desposadas do mesmo e único senhor, cometeram prostituição espiritual, adorando um (s) deus (es) que de fato não é Deus. Ambas, em franca prostituição, não voltaram para seu senhor, mas preferiram a luxúria e os encantos de Babilônia, preferiram seus adornos que a simplicidade do evangelho. Ambas estão embriagadas e estão servindo a seus filhos vinho misturado, para a ruína de ambas. O caminho de ambas é o mesmo (Ez. 23:13) e o final também será o mesmo. Homens justos as julgarão, visto não se arrependerem de sua vida promiscua espiritualmente.

Que possamos ser fiéis ao nosso único Deus, sem nos deixar seduzir pelos encantos da babilônia (mundo), e servirmos á um só Deus.

A leitura pura e simples do versículo 20 nos apresenta uma descrição de natureza sexual e erótica, na qual se diz que uma dada categoria de mulheres escolhia os amantes de acordo com seus desejos ávidos pelo pecado.

Desejou ardentemente os seus amantes, cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos. Ezequiel 23:20

– Fonte: Bíblia de Jerusalém

Significado de Alegoria:

Expressão figurada, não real, de um pensamento ou de um sentimento, através da qual um objeto pode significar outro.