DIU é a sigla para Dispositivo Intra-Uterino.




DIU é a sigla para Dispositivo Intra-Uterino.

Segundo denúncia feita em plenário no dia 30 de abril de 2019 pela deputada e procuradora da mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Júlia Lucy (NOVO), o Centro de Saúde nº 6 de Ceilândia está com um estoque de 700 DIU (dispositivo intra-uterino) de cobre para vencer em junho e não tem nem mão-de-obra para aplicar nem perspectiva de demanda da população a ser atendida com a colocação desses dispositivos. Com essa perspectiva, se nenhuma ação contundente por parte do poder público no sentido de promover a utilização desse recurso até junho, vencido o prazo de validade, esses dispositivos serão, literalmente, jogados no lixo.

Jogar no lixo itens de saúde necessários para a população é o mesmo que pegar o dinheiro do povo que foi aplicado na saúde e jogar no lixo. É esquecer de quem mais precisa e desrespeitar o direito do povo a ter acesso à saúde pela qual pagou.

Sem um programa de planejamento familiar não é possível fazer o acompanhamento das famílias e, portanto, não é possível acessar a demanda das mulheres por esses dispositivos levando o dinheiro público para a saúde irremediavelmente para o ralo.

A denúncia da deputada pode ser vista no momento 1:14:01 no vídeo da sessão plenária disponível abaixo.