Chico Alencar recebe sugestão de internautas para ampliar proibição de publicidade de apostas em sites financiados com verba pública

Chico Alencar

Proposta foi apresentada como contribuição ao projeto de lei que regulamenta a publicidade de casas de apostas e cassinos online. Objetivo é impedir que recursos públicos sejam associados à promoção de jogos de azar.

O deputado federal Chico Alencar [PSOL-RJ] tem recebido, por meio das redes sociais e canais de diálogo com a sociedade, sugestões que pode fortalecer ainda mais o Projeto de Lei nº 2312/2025, de sua autoria, que trata da regulamentação da publicidade de casas de apostas online, cassinos virtuais e similares.

As propostas enviadas por internautas recomenda que sites, blogs, canais de vídeo, perfis de redes sociais e portais de notícias que recebem recursos públicos — especialmente por meio de publicidade institucional de governos e estatais — fiquem proibidos de veicular qualquer tipo de propaganda relacionada a jogos de azar online quando em veinculação concomitantemente. 

Banco Central revela impacto e perfil do mercado de apostas online no Brasil

O objetivo da contribuição popular é evitar que verbas públicas, direta ou indiretamente, sustentem conteúdos que estimulem o comportamento compulsivo, incentivem falsas promessas de enriquecimento e, sobretudo, comprometam a integridade de políticas públicas voltadas à informação e educação da população.

“É uma sugestão extremamente coerente com o espírito do projeto”, comentou um parlamentar que pretende incluir o artigo ao texto, ao portal. “O Estado não pode, com uma mão, financiar campanhas educativas e, com a outra, permitir que sua publicidade institucional esteja lado a lado de anúncios que promovem uma atividade sabidamente danosa para as finanças pessoais, especialmente entre os mais vulneráveis,” finalizou. 

A proposta de emenda sugere que veículos que descumprirem a norma fiquem sujeitos à restituição dos valores públicos recebidos, multa e até suspensão de novos contratos por até dois anos.

O Projeto de Lei já traz regras rigorosas para a publicidade de apostas, como a proibição de veiculação em horários com predominância de público infantil, exigência de alertas sobre riscos de dependência e perdas financeiras, e restrições à atuação de influenciadores nas redes. A nova sugestão amplia esse escopo ao incluir a responsabilidade dos veículos de mídia que mantêm contratos com o poder público.

Chico Alencar ainda não sinalizou se poderá acolhê-las formalmente como emenda ao projeto. “É fundamental que o Parlamento ouça a sociedade nesse momento em que a explosão da publicidade de jogos de azar ameaça especialmente jovens, pessoas em vulnerabilidade e até a credibilidade de políticas públicas sérias”.

O texto do projeto ainda será analisado pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação em plenário.