Ryan Browne e portal S&DS

  • A Suprema Corte do Reino Unido manteve a decisão de que os motoristas do Uber deveriam ser classificados como trabalhadores, em vez de contratados independentes.
  • O Uber insiste que seus motoristas são autônomos e que atua mais como uma “agência” que os conecta aos passageiros por meio de um aplicativo.
  • A decisão potencialmente coloca em risco o modelo de negócios do Uber no Reino Unido e tem grandes implicações para a economia de gig do país.

LONDRES – O Uber perdeu uma batalha judicial crucial no Reino Unido na sexta-feira, quando a Suprema Corte do país manteve uma decisão de que seus motoristas são trabalhadores, e não contratados independentes.

Os juízes votaram por unanimidade para rejeitar o recurso do Uber contra a decisão. A decisão pode ter enormes implicações para os negócios do Uber no Reino Unido, bem como para a economia de gig em geral.

As ações da Uber despencaram mais de 1% nas negociações de pré-mercado.

Longa luta legal

O veredicto de sexta-feira encerra uma batalha legal de quase cinco anos entre o Uber e um grupo de ex-motoristas que afirmam ser trabalhadores com direito a direitos trabalhistas como salário mínimo, férias e descanso.

Em 2016, um tribunal de trabalho decidiu a favor dos motoristas, liderados por Yaseen Aslam e James Farrar, que alegaram que eram trabalhadores contratados pelo Uber e, portanto, tinham direito a certas proteções trabalhistas.

O Uber insiste que seus motoristas são autônomos e que atua mais como uma “agência” que os conecta aos passageiros por meio de um aplicativo. O Uber quer manter a classificação legal de seus motoristas como contratantes independentes inalterada, argumentando que os motoristas preferem esse modelo de “show” por ser mais flexível – ele também beneficia o Uber do ponto de vista de custo.

“Esta decisão irá reordenar fundamentalmente a economia de gig e colocar um fim à exploração abundante de trabalhadores por meio de truques algorítmicos e de contrato”, disse Farrar, secretário-geral do Sindicato de Drivers e Couriers de Aplicativos, em um comunicado.

“Estou muito feliz que os trabalhadores finalmente tenham algum remédio por causa dessa decisão, mas o governo deve fortalecer urgentemente a lei para que os trabalhadores de gig também tenham acesso a auxílio-doença e proteção contra demissões injustas”.

O que acontece depois?

O Uber disse que a decisão se aplica apenas aos 25 motoristas que abriram um processo contra a empresa em 2016, mas acrescentou que consultará todos os motoristas no Reino Unido para “entender as mudanças que eles querem ver”.

“Respeitamos a decisão do Tribunal que se concentrou em um pequeno número de motoristas que usaram o aplicativo Uber em 2016”, disse Jamie Heywood, gerente geral regional do Uber para a Europa do Norte e Leste, em um comunicado na sexta-feira.

“Desde então, fizemos algumas mudanças significativas em nosso negócio, guiados por motoristas em cada etapa do caminho. Isso inclui dar ainda mais controle sobre como eles ganham e fornecer novas proteções, como seguro grátis em caso de doença ou lesão. ”

A decisão da Suprema Corte pode colocar em risco o modelo de negócios do Uber no Reino Unido, resultando em custos mais elevados para a empresa. Embora se refira apenas aos motoristas envolvidos no caso de 2016, ele estabelece um precedente importante que pode afetar outros motoristas do Uber e trabalhadores de show.

O Uber agora terá que voltar ao tribunal do trabalho para determinar a compensação dos motoristas em questão. Existem cerca de 1.000 ações semelhantes contra a empresa que estão aguardando nos bastidores durante todo o litígio.

Economia Gig

A decisão também tem implicações importantes para a economia de gigabytes da Grã-Bretanha, que deve ter uma força de trabalho de 5,5 milhões de pessoas. Outras empresas que operam um modelo semelhante ao Uber incluem Bolt e Ola.

“Este veredicto, sem dúvida, terá implicações de longo e amplo alcance para todas as operadoras de gig Economy e tornará mais difícil para as empresas que contratam pessoas por meio de plataformas digitais para afirmar que são autônomas, apesar da documentação contratual que possa indicar o contrário”, disse Helen Crossland , sócio do escritório de advocacia Seddons do Reino Unido.

O caso do Reino Unido ecoa a luta legal do Uber com os reguladores californianos, que no ano passado tentaram reclassificar os motoristas do Uber e de outros serviços de carona como o Lyft como funcionários para lhes conceder mais proteção no emprego.

Mas os eleitores apoiaram uma medida eleitoral chamada Proposta 22, que isentava o Uber e outras plataformas gigantes de reclassificar motoristas como funcionários.

O Uber está clamando por uma “ terceira via ” para classificar os trabalhadores do show, que lhes oferece algumas proteções, mas ainda garante um trabalho flexível. A empresa compartilhou propostas para tal modelo com a UE na segunda-feira, antes de uma revisão do bloco em plataformas de economia de gig.