Ryan Browne @RYAN_BROWNE_

PONTOS CHAVE

  • Quando questionado sobre o aumento do valor das criptomoedas, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse: “Elas não têm valor intrínseco.”
  • “Vou dizer isso sem rodeios novamente”, acrescentou. “Compre-os apenas se estiver preparado para perder todo o seu dinheiro.”
  • Os preços das moedas digitais, de bitcoin a dogecoin, subiram vertiginosamente este ano.
Governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey.
Governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey.Simon Dawson | Bloomberg via Getty Images

LONDRES – As criptomoedas “não têm valor intrínseco” e as pessoas que investem nelas devem estar preparadas para perder todo o seu dinheiro, disse o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey.

Moedas digitais como bitcoin , ether e até dogecoin estão em alta este ano, lembrando alguns investidores da bolha criptográfica de 2017 em que o bitcoin atingiu US $ 20.000, apenas para cair para US $ 3.122 um ano depois.

Questionado em uma coletiva de imprensa na quinta-feira sobre o aumento do valor das criptomoedas, Bailey disse: “Elas não têm valor intrínseco. Isso não significa que as pessoas não atribuam valor a elas, porque podem ter valor extrínseco. Mas não têm valor valor intrínseco.”

“Vou dizer isso sem rodeios novamente”, acrescentou. “Compre-os apenas se estiver preparado para perder todo o seu dinheiro.”

Os comentários de Bailey ecoaram uma advertência semelhante da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido.

“Investir em criptoassets, ou investimentos e empréstimos vinculados a eles, geralmente envolve assumir riscos muito altos com o dinheiro dos investidores”, disse o órgão de vigilância de serviços financeiros em janeiro.

“Se o consumidor investir nesse tipo de produto, ele deve estar preparado para perder todo o seu dinheiro”.

Bailey, que foi ex-presidente-executivo da FCA, há muito tempo é um cético em relação à criptografia . Em 2017, ele alertou: “Se você quer investir em bitcoin, esteja preparado para perder todo o seu dinheiro”.

O Bitcoin subiu mais de 90% este ano, em parte graças ao aumento do interesse de investidores institucionais e compradores corporativos como a Tesla. A empresa de carros elétricos comprou US $ 1,5 bilhão em bitcoin no início deste ano, e o valor de suas participações desde então aumentou para quase US $ 2,5 bilhões .

Os defensores do bitcoin o veem como uma reserva de valor semelhante ao ouro por causa de sua oferta escassa – apenas 21 milhões de bitcoins podem ser cunhados – argumentando que a criptomoeda pode atuar como uma proteção contra a inflação, já que os bancos centrais ao redor do mundo imprimem dinheiro para aliviar o coronavírus – economias abatidas.

No entanto, os céticos vêem o bitcoin como uma bolha de mercado esperando para estourar. Michael Hartnett, estrategista-chefe de investimentos do Bank of America Securities, disse que a alta do bitcoin parece a ” mãe de todas as bolhas ”, enquanto Stephen Isaacs da Alvine Capital disse que ” não há fundamentos com este produto, ponto final ”.

As moedas digitais alternativas obtiveram ganhos ainda maiores do que o bitcoin. Ether , o token nativa do Ethereum blockchain, tem visto retornos de ano mais de 360%, até à data, enquanto meme de inspiração cripto dogecoin é até uma gritante 12.500%.

Analistas atribuíram a ascensão do dogecoin a tuítes de celebridades como Elon Musk da Tesla e Mark Cuban , bem como investidores de varejo que compraram o token no aplicativo de livre negociação Robinhood. David Kimberley, analista do aplicativo de investimento britânico Freetrade, descreveu o rally dogecoin como “um exemplo clássico da teoria mais tola em jogo”, referindo-se à prática de vender ativos sobrevalorizados para investidores que estão dispostos a pagar um preço mais alto.

Ao mesmo tempo, os bancos centrais estão considerando a possibilidade de emitir suas próprias moedas digitais . No mês passado, o Banco da Inglaterra lançou uma força-tarefa conjunta com o Tesouro com o objetivo de explorar as moedas digitais do banco central, ou CBDCs. Essa moeda existiria junto com o dinheiro e os depósitos bancários, em vez de substituí-los, disse o banco.