Um dos assuntos mais abordados pelos deputados distritais na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (25) foi a situação da saúde pública. Vários deputados ocuparam a tribuna para abordar temas ligados à saúde do DF.

O deputado Chico Vigilante, líder do PT, criticou o não pagamento das horas extras de servidores da saúde, que segundo ele, estão cruzando os braços em protesto contra o GDF. O deputado reclamou que as horas extras não estão sendo pagas há meses e disse que não é por falta de dinheiro.

Segundo Vigilante, o Fundo de Saúde apresenta um saldo de R$ 400 milhões para o pagamento de despesas desta natureza, mas o governo não vem honrando seus compromissos com os trabalhadores da saúde. “Dinheiro tem. E o que está sobrando é incompetência do GDF”, alfinetou.

Já o deputado Rodrigo Delmasso (PTN) destacou a realização de audiência pública da Comissão de Fiscalização, Governança e Controle Social para avaliar o relatório de gestão da secretaria de Saúde do primeiro quadrimestre do ano. Ao analisar os dados apresentados, Delmasso disse que ficou assustado ao constatar que de um orçamento geral de R$ 4,5 bilhões, somente dois por cento deste montante é destinado a investimentos.

Na avaliação do distrital, para mudar o quadro atual da saúde pública, é necessário aumentar os recursos para investimento, possibilitando o aumento de leitos e a compra de medicamentos e material de insumo. Delmasso elogiou as primeiras medidas adotadas pelo novo secretário de Saúde, Fábio Gondim, que visam modernizar a gestão da área.

Luís Cláudio Alves – Coordenadoria de Comunicação Social