Não é de hoje, que ouço o atual senador, José Antônio Machado Reguffe, declarar seu desejo em governar o Distrito Federal.

Lembro-me, em 2002, quando integrávamos, o Partido Popular Socialista (PPS), mesmo sem nunca ter ocupado um mandato eletivo, Reguffe teve a coragem, de se lançar candidato a governador à época. O diretório partidário optou por não lançá-lo, óbvio!

Foi eleito em 2006, deputado distrital pelo (PDT); sendo eleito deputado federal com a maior votação proporcional do País em 2010, pelo mesmo partido, ele matinha aceso o sonho de 2002 ainda em sua mente.

Em razão às posturas éticas adotadas como deputado distrital, Reguffe caiu no gosto do eleitorado brasiliense, principalmente dos jovens universitários.

É chegado 2014, e com ele, a oportunidade de realizar o sonho de 2002, ainda fresco na cabeça, foco no sonho de governar Brasília.

Dificuldades: enfrentar um governador – Agnelo Queiroz PT-DF – com a máquina e o governo federal a seu favor; do outro lado, o ex-governador José Roberto Arruda, líder nas pesquisas, embora tenha sido afastado e preso, em 11 de fevereiro de 2010, por decisão do STJ.

Outro entrave, ao sonho de 2002, era a relação do PDT nacional com a PT da presidenta Dilma. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, o queria na chapa petista de Agnelo Queiroz como candidato ao senado.

Do outro lado, como alternativa à polarização de forças tradicionais na politica do DF, uma terceira via surgia com Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Reguffe esperava uma luz no fim do túnel politico, com a criação da Rede de Sustentabilidade de Marina Silva, partido em que poderia concorrer ao GDF. Planos frustrados pela falta de assinaturas necessárias para a criação da Rede de Sustentabilidade.

Reguffe tornou se o fiel da balança do xadrez político do DF, sendo cortejado por todos os jogadores.

Por razões programáticas, Reguffe firma parceira com Rodrigo Rollemberg, desistindo assim, de ser cabeça de chapa e concorrer ao governo do Distrito Federal.

“Não serei candidato a qualquer preço, e não vou transigir em meus princípios fundamentados na ética e na moral”.

Reguffe opta em ser candidato a senador na chapa em cabeçada por Rodrigo Rollemberg ao governo do DF.

Parceira de sucesso, os dois são eleitos. O governador Rollemberg (PSB), está conduzindo atualmente o Governo do Distrito Federal (GDF), e o senador Reguffe cumprirá seu mandato como senador da republica até 2022 como tem falado.