A partir de hoje (8),  cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão aplicando doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes que deixaram de tomar. A campanha vai até 9 de setembro. 

A vacinação contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Imunizantes para crianças:  

Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Imunizantes para adolescentes:

HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes do calendário, segundo o ministério. 

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a cobertura vacinal da população está diminuiu em todo o mundo, principalmente durante o período de pandemia da Covid-19.

“Peço aos pais que levem seus filhos para as salas de vacinação. É inaceitável que, hoje, no século 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz para introduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda crianças com doenças que podem ser evitáveis por vacina”, afirmou.

O ministério informou que espera vacinar nesta campanha, cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a poliomielite.