Distrito Federal vai ganhar o primeiro Hospital Geriátrico – SUS

Por: Redação

A obra começou em 2006 e está parada desde então por falta de vontade política de concluir a estrutura.

Placa do Hospital Geriátrico. Foto portal S&DS direito reservado.

Com 70 leitos, distribuídos em mais de 2 mil metros, o Hospital Geriátrico do Distrito Federal começou a ser construído em 2006 e está parado desde então, por falta de vontade política de concluir a obra.

O Hospital Geriátrico localizado na SMPW Trecho 3 Q 1 Conjunto A S/N – Núcleo Bandeirante – começou a ser erguido pelo saudoso ex-deputado distrital Jorge Cauhy e o empresário Rogerio Sale Silveira mais conhecido como (Rogerio Ban Ban).

O complexo começou e chegou ao ponto de 60% de conclusão em razão das doações de empresários da construção civil acionados por Rogerio Sales.

“Eu, e o amigo Jorge Cauhy chegamos ao entendimento, naquela época, da importância de um hospital voltado aos nossos idosos que precisam de um atendimento especializado com extrema atenção que merecem devido a especificidade do envelhecimento”, ressalta Rogerio.

JORGE CAUHY JÚNIOR – 27/01/1924 a 31/05/2005

“O Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos é desrespeitado quando se trata da saúde daqueles que contribuíram por anos e anos à previdência social e ao país”, ressalta Rogério.

O Art. 15.do Estatuto do Idoso elenca:  É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

Rogerio Ban Ban

“Após a morte do amigo e irmão Jorge Cauhy em 31 de maio de 2005, tentamos sem sucesso, por todos os meios, buscar junto ao poder público a finalização da obra para o Sistema Único de Saúde do Distrito Federal. Tudo cooperava quando Cauhy era deputado, Brasília tem dessas coisas que quando há um parlamentar envolvido, as coisas andam, quando deveriam olhar para o interesse social do projeto da construção do Hospital Geriátrico, infelizmente, não é assim,” reforça Rogério.   

O empresário resolveu retomar o sonho de finalização daquilo que começou com o amigo Cauhy após inquietação e indignação ao visitar a obra.


NO CAMINHO DE JORGE CAUHY


Rogerio Ban Ban resolveu se candidatar a deputado distrital nestas eleições para assim como o ex-deputado Jorge Cauhy finalizar o sonho do Hospital Geriátrico do Distrito Federal. 


GERAÇÃO DE EMPREGOS

Após conclusão do hospital, o mesmo poderá empregar ao menos mil profissionais de saúde, além das áreas administrativa e serviços de terceiros.   

Comentários

  • SILVA MARTINS disse:

    Uma vergonha e verdadeiro descaso esta construção parada enquanto nossos pais e avós são jogados pelos corredores dos hospitais normais. Parabéns Rogerio Ban Ban, inclusive vou entrar com uma ação pública para que os culpados apareçam. Tem nosso apoio nessa luta e sua eleição.

  • Crislane disse:

    Enfim um candidato com uma proposta séria para o DF. Tem meu voto e de minha família.