Venezuelanos abrigados em São Paulo almejam oportunidade de emprego

 

Processo de interiorização leva 268 imigrantes à capital paulista e a Cuiabá. Governo do Brasil apoia com assistência a saúde, alimentação, transporte e ajuda humanitária

O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou com imigrantes venezuelanos em São Paulo (SP) e em Cuiabá (PR) nesta sexta-feira (6). No total, 268 pessoas saíram de Boa Vista (RR), por meio do processo de interiorização iniciado na quinta (5).

Integrante do grupo levado para o interior do Brasil, Gênesis Figueroa deixou a Venezuela por conta da situação econômica. “Não tínhamos como comprar comida nem leite para as crianças”, lembrou, acompanhada pelo marido e a pela filha pequena.

 

Já instalado em São Paulo, Ronald Menezes, de 30 anos, vê a chegada ao País como a renovação da esperança para a família. “O objetivo é conseguirmos uma oportunidade de trabalho para darmos um bom futuro para nossos filhos”, planeja, acompanhado pela esposa e pelos quatro filhos. “Somos jovens e com muita saúde”, reforça.

 

Abrigos

Durante todo o processo, os imigrantes serão acompanhados até os abrigos, onde terão suporte para se integrarem à sociedade brasileira e ao mercado de trabalho. “O trabalho das Forças Armadas é apoiar os abrigos geridos por organizações não governamentais parceiras, em uma ação integrada de enfrentamento do problema”, destacou assessor da força tarefa humanitária em Roraima, o tenente-coronel Lima Gonçalves.

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da NBR e site Em Defesa da Saúde

Ivan Rodrigues pelo simples prazer de informar