22.5 C
Brasília
segunda-feira, setembro 7, 2026
Início Destaques “Goiás conquistou sua independência porque é um Estado seguro”, diz Daniel Vilela...

“Goiás conquistou sua independência porque é um Estado seguro”, diz Daniel Vilela no 7 de Setembro

Governador e candidato à reeleição destaca redução dos principais indicadores de criminalidade e promete manter segurança pública como prioridade

O governador e candidato à reeleição Daniel Vilela (MDB) associou, neste 7 de Setembro, a independência do Brasil à capacidade do Estado de garantir segurança à população. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (7/9), Daniel afirmou que Goiás “conquistou sua independência” ao superar um cenário de medo e criminalidade e transformar a segurança pública em uma das principais marcas da atual gestão.

“Hoje é o Dia da Independência do Brasil. Mas pense comigo: não existe independência quando um povo vive coagido, com medo. Não existe independência se um governo é incapaz de proteger e garantir a segurança dos seus filhos. Por isso, hoje a gente pode bater no peito e dizer com orgulho: Goiás conquistou a sua independência. Porque só um Estado seguro é um Estado verdadeiramente independente”, afirmou.

A segurança pública é uma das principais bandeiras da campanha de Daniel e integra o discurso de continuidade da política adotada durante a gestão de Ronaldo Caiado (PSD). O governo atribui parte da redução da criminalidade aos investimentos nas forças policiais, em inteligência, equipamentos, estrutura e valorização dos profissionais da segurança.

Queda nos indicadores

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) mostram uma redução expressiva em diferentes indicadores quando comparados os primeiros semestres de 2018 e 2025. Os homicídios dolosos, por exemplo, passaram de 1.083 ocorrências nos primeiros seis meses de 2018 para 414 no mesmo período de 2025, uma queda de 62%.

No mesmo intervalo, os registros de latrocínio caíram de 59 para oito ocorrências, redução de 86%.

Também houve recuo em crimes patrimoniais. Segundo a SSP-GO, roubos a transeuntes e a estabelecimentos comerciais apresentaram reduções superiores a 90%. Os roubos de carga tiveram queda de 98%, enquanto os registros de ataques a instituições financeiras chegaram a uma redução de 100% em comparações da série histórica utilizada pela secretaria.

Outros indicadores divulgados pela SSP-GO apontam queda de 70% nos furtos de veículos, de 52% nos furtos em residências e de 42% nas ocorrências registradas em propriedades rurais.

Os números são utilizados pelo governo como evidência da mudança no cenário da segurança pública no Estado desde o início da atual política de enfrentamento à criminalidade.

Dados nacionais

A redução também aparece em levantamentos de abrangência nacional. O Atlas da Violência 2026, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta queda de 43% na taxa de homicídios de Goiás entre 2019 e 2024. O indicador passou de 32,3 para 18,4 mortes por 100 mil habitantes no período.

Para Daniel, os resultados refletem a integração das forças de segurança e a ampliação dos investimentos realizados nos últimos anos.

“Nos últimos anos, a segurança pública deixou de ser um problema em Goiás para se tornar referência nacional. Essa queda contínua de homicídios é fruto de um trabalho incansável de integração das forças de segurança, além de investimento em pessoal, inteligência e infraestrutura”, afirmou.

Inteligência artificial

Para um eventual novo mandato, Daniel promete ampliar o uso de tecnologia no combate ao crime. Entre as propostas está a expansão do uso de inteligência artificial, a integração de câmeras e bancos de dados e a utilização de novas ferramentas pelas forças policiais.

O programa IA Contra o Crime integra essa estratégia. A proposta prevê o uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar na identificação de suspeitos, veículos e situações de risco a partir do cruzamento de informações.

Ao defender a continuidade da política de segurança, Daniel afirmou que a redução dos índices de criminalidade deve ser acompanhada de novos investimentos e do fortalecimento das forças policiais.

“Goiás conquistou sua independência porque é um Estado seguro. E é assim que vai continuar”, declarou.