Absolvição de Ibaneis Rocha: Ministério Público Federal desmente Lula e encerra controvérsias sobre eventos de 08/01/2023 em Brasília

Que moral tem Lula para falar em prisão de Ibaneis?
(Sérgio Lima/AFP e Frederico Brasil/futura Press/Reprodução)

Governador Ibaneis Rocha é absolvido em investigação sobre invasão aos três Poderes em Brasília

Ivan Rocha

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi totalmente absolvido das acusações relacionadas à sua conduta durante a invasão e depredação da sede dos três Poderes da República, ocorrida em 08 de janeiro de 2023. A decisão, anunciada após uma minuciosa investigação conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), contradiz declarações anteriores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um documentário da GloboNews, intitulado “8/1: A Democracia Resiste”, Lula afirmou: “Não tem outra coisa a fazer se não prender esse governador [Ibaneis Rocha]“. No mesmo contexto, ele declarou à jornalista Julia Duailibi sua opinião de que o governador deveria ser responsabilizado pelos eventos ocorridos em janeiro de 2023.

Leia também:

Que moral tem Lula para falar em prisão de Ibaneis?

A absolvição de Ibaneis Rocha, no entanto, desmente as alegações de Lula e encerra as controvérsias em torno do papel do governador durante os tumultos. A decisão do MPF reforça a inocência de Ibaneis Rocha, que agora se vê livre de acusações relacionadas aos eventos que levaram ao seu afastamento temporário do cargo em janeiro de 2023.

“…Logo, não é possível atribuir a IBANEIS ROCHA uma ação ou omissão que tenha dado ensejo às invasões às sedes do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto no dia 08/01/2023.
Importante consignar que, embora o relatório da CPMI tenha concluído pelo indiciamento do governador do Distrito Federal, IBANEIS ROCHA, trata-se de documento que carrega em si, e legitimamente, um indissociável viés político, inafastável nos trabalhos do parlamento. Com efeito, a sugestão de indiciamento pode e deve ser avaliada pelo titular das ações penais e cíveis, em relação a todos os aspectos apurados, sendo natural a existência de conclusões diversas daquelas a que chegaram os parlamentares.
Ante o exposto, e por não vislumbrar qualquer outra medida a ser adotada por este órgão, ao menos neste momento, PROMOVO O ARQUIVAMENTO do presente inquérito civil
em relação a IBANEIS ROCHA, com fundamento no art. 17 da Resolução CSMPF nº 87/2010, sem prejuízo de que, sobrevindo novos elementos a respeito dos fatos investigados, sejam adotadas as providências pertinentes”. CARLOS HENRIQUE MARTINS LIMA,
Procurador da República

Agora, com a verdade esclarecida pela justiça, a narrativa que envolve o governador Ibaneis Rocha e os eventos de janeiro de 2023 toma um novo rumo, reforçando a importância do devido processo legal e da apuração criteriosa dos fatos.

Resta agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agir de maneira protocolar: pegar o telefone, ligar para Ibaneis Rocha (MDB) e humildemente pedir desculpas pela declaração, reconhecendo que suas palavras foram, no mínimo, infelizes. Este gesto pode contribuir para desfazer mal-entendidos e promover a reconciliação entre os chefes do Executivo.