Baixa densidade eleitoral nas urnas muda a lógica de ocupação das Administrações Regionais e faz deputados distritais reeleitos reavaliarem o uso político dos cargos
Por anos, ocupar uma Administração Regional no Distrito Federal foi considerado um ativo político. O cargo funcionava como uma espécie de vitrine para grupos políticos, aproximando deputados distritais das comunidades, lideranças locais e demandas dos moradores. Mas essa lógica começa a perder força no cenário pós-eleitoral de 2026.
Nos bastidores da política brasiliense, já existe movimento de deputados distritais reeleitos para retirar seus indicados das Administrações Regionais e direcioná-los para secretarias de governo, autarquias e empresas públicas. A leitura que ganha espaço entre os parlamentares é pragmática: o peso administrativo de uma RA nem sempre se converte em votos nas urnas.
O sinal mais evidente dessa mudança veio das próprias eleições de 2026. Nenhum administrador regional conseguiu chegar à Câmara Legislativa, apesar da estrutura e da exposição proporcionadas pelo cargo.
O resultado coloca em xeque uma estratégia que, durante anos, foi tratada como caminho natural para a construção de candidaturas competitivas.
De vitrine política a cargo de menor retorno eleitoral
O Distrito Federal está dividido em 37 Regiões Administrativas, incluindo as estruturas mais recentes de Ponte Alta e 26 de Setembro. Em tese, cada uma delas representa um território com demandas específicas, lideranças comunitárias, associações, empresários, servidores e uma população potencialmente capaz de formar uma base eleitoral.
Na prática, porém, administrar uma RA não significa necessariamente controlar uma base de votos.
Esse é o ponto que começa a alterar o cálculo dos distritais.
Para um deputado, indicar um administrador regional sempre teve valor político: significa ocupar um espaço estratégico no território, participar da interlocução com a comunidade e ter alguém de confiança acompanhando de perto obras, serviços e demandas locais.
Mas, se toda essa exposição não se transforma em capital eleitoral, a equação deixa de ser tão atraente.
A pergunta que passa a circular nos bastidores é simples: vale mais controlar uma Administração Regional ou ter um aliado em uma secretaria, autarquia ou empresa pública com maior orçamento, estrutura e capacidade de articulação?
A urna falou — e os deputados ouviram
O resultado de 2026 funciona como um alerta para quem enxergava as RAs como trampolins naturais para a Câmara Legislativa.
A ausência de administradores regionais eleitos para a CLDF mostra que a visibilidade institucional, por si só, não garante competitividade eleitoral.
E há um dado político ainda mais simbólico: alguns dos próprios deputados que conhecem por dentro a máquina das Administrações Regionais conseguiram sobreviver eleitoralmente e manter seus mandatos.
É o caso de Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PL), Rôney Nemer (PP) e Pastor Daniel de Castro (PP), todos com passagem pelo comando de Administração Regional e que permaneceram na Câmara Legislativa.
A trajetória desses parlamentares reforça uma distinção importante: uma coisa é usar a experiência administrativa como parte de uma trajetória política; outra é acreditar que ocupar uma RA, isoladamente, seja suficiente para produzir um mandato eletivo.
O novo cálculo para 2027

Com a próxima legislatura no horizonte, a tendência pode ser de uma redistribuição do poder político dentro do Executivo.
Em vez de concentrar indicações em administradores regionais, deputados podem buscar espaços considerados mais estratégicos para seus grupos: secretarias, órgãos da administração indireta, autarquias e empresas públicas.
Não se trata necessariamente de abandonar as RAs. O movimento pode significar apenas uma mudança de prioridade.
Se a Administração Regional deixou de entregar o retorno eleitoral esperado, o cargo perde valor como moeda política.
E isso pode provocar uma mudança silenciosa no mapa de poder do Palácio do Buriti.
As RAs continuarão sendo importantes para a gestão do território e para a prestação de serviços públicos. O que pode estar mudando é outra coisa: o seu valor como instrumento de construção de candidaturas.
No jogo eleitoral brasiliense, essa é uma diferença decisiva.
Porque, depois de 2026, a pergunta já não é apenas quem controla determinada Administração Regional.
A pergunta passa a ser: quantos votos esse controle realmente entrega?
E, ao que tudo indica, os deputados distritais já começaram a fazer essa conta.



