Vacina boa é vacina no braço

Está prevista para começar na próxima terça-feira (3/8), sem agendamento, a vacinação das pessoas acima dos 30 anos; com isso a vacinação poderá baixar para 25 anos nos próximos dias.

O Distrito Federal deverá receber 208.120 doses de vacina neste sábado (31), enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, maior número de doses enviadas desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 para a capital federal.

“Recebi, ainda ontem (sexta-feira), um ofício do Ministério da Saúde atendendo a nossa reivindicação de forma total. O DF receberá, além das doses normais, mais 290 mil doses de vacinas que estavam em atraso. Isso vai ajudar a gente a colocar a vacinação do DF em dia. A gente espera baixar a idade para 25 anos ou menos nos próximos dias”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Segundo o compromisso firmado pelo Ministério da Saúde serão enviadas 159.120 doses da Pfizer, todas destinadas para aplicação em primeira dose, e 49 mil da CoronaVac, para primeira dose, segunda dose e perda técnica. O quantitativo já inclui doses destinadas para reserva técnica.

Mutirão

Até o momento, o DF já vacinou 1,3 milhão de pessoas com a primeira dose e mais de 560 mil com a segunda dose – ou dose única – do imunizante contra a covid-19. No último fim de semana, após a pasta anunciar a vacinação por livre demanda e promover um mutirão de vacinação, foram aplicadas 138.807 doses em três dias, o que reforça a capacidade técnica e logística do DF em promover a vacinação em massa.

Os detalhes sobre o processo de vacinação serão definidos pelo Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 e divulgados à população no site clicando aqui.