Destaque

  1. O Tesouro do Reino Unido e o Banco da Inglaterra lançaram uma força-tarefa conjunta para explorar uma potencial moeda digital do banco central.
  2. Acontece que vários bancos centrais correm para descobrir suas próprias estratégias para moedas digitais de banco central, ou CBDCs.
  3. A China está avançando, tendo realizado uma série de testes com seu yuan digital nas principais cidades.

A Grã-Bretanha é o último país a participar de uma corrida global em direção às moedas digitais do banco central.

“Estamos lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro e o Banco da Inglaterra para coordenar o trabalho exploratório em uma potencial moeda digital do banco central”, disse o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, em uma conferência da indústria de fintech na segunda-feira.

Em um comunicado separado , o Banco da Inglaterra disse que tal moeda seria uma “nova forma de dinheiro digital emitido pelo Banco da Inglaterra e para uso por famílias e empresas” que existe junto com dinheiro e depósitos bancários, em vez de substituí-los.

O governo do Reino Unido ainda não decidiu se vai introduzir uma versão digital da libra esterlina, mas disse que exploraria os “objetivos, casos de uso, oportunidades e riscos” envolvidos se prosseguir. O Banco da Inglaterra também criará uma unidade dentro da instituição dedicada a explorar uma moeda digital do banco central.

Acontece que vários bancos centrais correm para descobrir suas próprias estratégias para moedas digitais de banco central, ou CBDCs. O aumento do bitcoin e de outras criptomoedas deu um novo ímpeto a essas iniciativas, bem como a tendência mais ampla de redução do uso de dinheiro.

Bitcoin subiu para um recorde de $ 64.829 na semana passada, antes da estreia altamente antecipada da bolsa de criptomoeda Coinbase . Mas a moeda digital mais popular do mundo caiu drasticamente no fim de semana devido a temores em torno da regulamentação.

Um aumento no valor do token dogecoin inspirado no meme, entretanto, levou a preocupações de uma bolha potencial no mercado de criptomoedas. Na segunda-feira, o bitcoin estava sendo negociado por cerca de $ 56.740, um aumento de 3% nas últimas 24 horas.

Outro fator que impulsiona o trabalho dos bancos centrais em CBDCs são os projetos de stablecoin privados, como a Diem Association, apoiada pelo Facebook, e um token controverso conhecido como tether. Essas moedas tentam atrelar seu valor de mercado a alguma referência externa, como o dólar dos Estados Unidos, para evitar oscilações de preços voláteis que são comuns na maioria das criptomoedas.

A China parece estar cobrando à frente de outros países importantes em CBDCs. O Banco do Povo da China vem realizando uma série de testes com a moeda digital nas principais cidades e um alto funcionário disse no domingo que o banco central poderia testar o yuan digital com visitantes estrangeiros nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.

Com informações da CNBC e transcrição de S&DS