O yuan digital da China deve ser em parte impulsionado pelo aumento do preço do bitcoin, disse o Banco Popular da China (PBOC). Vários Bancos Centrais em todo o mundo estão explorando a emissão de suas próprias moedas digitais, embora a China seja provavelmente a mais avançada. O yuan digital da China é um exemplo de moeda digital do Banco Central (CBDC) que vai substituir parte do dinheiro em circulação.

O Banco Central chinês trabalha em uma moeda digital desde 2014.

Falando para os repórteres o diretor do escritório de pesquisa do (PBOC), Wang Xin, disse que o interesse do mercado no yuan digital é “muito forte e todos estão prestando muita atenção”.

“Por um lado, isso está relacionado a mais e mais Bancos Centrais do mundo participando do desenvolvimento de suas moedas digitais domésticas”, disse Wang, de acordo com a tradução de seus comentários do mandarim para o português.

Bancos Centrais em quase todo o mundo como: Japão, Suécia, Suíça e Reino Unido estão explorando a emissão de suas próprias moedas digitais . A China é o mais avançado.

Por enquanto, o (PBOC) não definiu um cronograma econômico para o lançamento nacional do yuan digital. Mas já realizou uma série de projetos-piloto em um mundo real em cidades da China.