Comentário no portal S&DS em 09/04/2021 às 14:45 por Amanda Ribeiro – amanda.ribeirof@

Gostaria de saber o número do setor de tricologia, e onde estão atendendo? Amanda Ribeiro

Tricologista

É o mesmo que esteticista, um setor desregulamentado ou regulamentado em partes que não exige formação acadêmica mínima

O que faz um tricologista?

A tricologia promove o estudo para encontrar soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo. Entre os mais populares estão a queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo.

O ambulatório de Tricologia do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) é a única unidade da rede a oferecer atendimento especializado à pacientes com problemas capilares, como por exemplo, afinamento dos fios, descamação do couro cabelo, calvície e queda de cabelo em grande quantidade. Atualmente, a iniciativa é dirigida por dois dermatologistas voluntários na Secretaria de Saúde, além de quatro residentes da área.

O nome do ambulatório é uma referência a área da dermatologia que realiza o “estudo do cabelo” e os transtornos relacionados a esta parte do corpo. O serviço, criado em 2011, é oferecido à população sempre às sextas-feiras, de 14h às 17h e chega a atender, em média, 25 pacientes por semana.

Patrícia Damasco é dermatologista voluntária na ação e presta atendimento na unidade desde 2012. Ela ressalta que a iniciativa se destaca por ser um serviço diferenciado dos demais que são ofertados nos ambulatórios de dermatologia da Secretaria de Saúde. “Nosso diferencial é oferecer tratamento específico à população e nos casos que, normalmente, não teriam condições de recorrer a um consultório particular”, enfatiza a profissional.

A médica destaca que, além do atendimento e indicação do melhor método para contornar o problema capilar de cada situação, também são disponibilizados os exames necessários para a avaliação do paciente, como a biopsia do fio de cabelo que é realizada no mesmo dia da consulta.

RESULTADOS – A estudante Gracielly do Vale, de 20 anos, iniciou o tratamento em dezembro de 2016 após ser encaminhada à unidade por apresentar sintomas de calvície feminina. Ela conta que, há uns cinco anos, seus fios começaram a afinar e o cabelo passou a ficar “ralo”.

“Já tenho percebido melhoras significativas desde que passei a ser atendida aqui no Ambulatório. Já faço tratamento há anos, mas nunca consegui resolver, de fato, esse problema. Agora, estou otimista em relação aos resultados”, comenta animada.

As consultas são marcadas no guichê de marcação de consultas na entrada do ambulatório do HRAN com encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ambulatório

Horário de funcionamento: das 7h às 12h e das 13h às 18h

Dermatologia do HRAN telefone: (61) 2017-1949 Ramal: 7105