O psicólogo Marcus Daniel Lima atende semanalmente o grupo de psicologia comunitária para idosos do Centro de Saúde nº 5 de Ceilândia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Saúde


Acompanhamento do Desenvolvimento da Criança de Alto-Risco no Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Atende e acompanha psicologicamente mães e bebês de alto-risco que passam pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Contato: (61) 3307 2625 ramal 516
Coordenação: Rosana Maria Tristão

Acompanhante no Setor Pediátrico do HUB
Desenvolve ações e estratégias para evitar que a presença de acompanhantes de pacientes na pediatria altere a dinâmica do trabalho realizado no setor.
Contato: (61) 3307 2515
Coordenação: Rosilane de Carvalho Cristo

Adolescência e Família
Programa educativo que trabalha a saúde física e mental de adolescentes da Vila Planalto, encaminhandos por escolas ou pelo centro de saúde da cidade por estarem com problemas relacionados à família, à saúde ou de baixo rendimento escolar. A equipe do projeto visita a cidade duas vezes por semana, uma para se dedicar aos jovens encaminhados pelo centro de saúde, outra para atendimento na escola. Além do acompanhamento individual e familiar, são realizadas oficinas pedagógicas em sala de aula.
Contato: (61) 9909-5959 ou 3307 1441
Coordenação: Elioenai Alves

Ambulatório de Cessação de Tabagismo do HUB
O HUB oferece apoio a pessoas que desejam parar de fumar. Os interessados devem fazer a inscrição por telefone. O ambulatório fica no térreo da unidade 2 do hospital, no setor de Espirometria. Todo mês são abertas 15 vagas. A reunião é semanal.
Contato: (61) 3448 5280

Ambulatório de Crescimento e Desenvolvimento do HUB
Oferece apoio psicológico pós-parto a mães adolescentes (uma vez por mês, até o bebê completar um ano de idade) e aos filhos (nas sextas-feiras). Mãe e filho passam por uma consulta coletiva. Depois, as meninas são atendidas individualmente uma vez por semana durante os primeiros seis meses.
Contato: (61) 3448 5421
Coordenação: Vera Lúcia Bezerra e Marilúcia Picanço

Atuação da Enfermagem no Programa de Controle de Infecção Hospitalar do HUB
Atividade norteada pelas ações do Programa de Controle de Infecção Hospitalar do HUB e de aprimoramento técnico-científico e ético do futuro profissional Enfermeiro.
Contato: (61) 3307 2140
Coordenação: Maria Cristina Soares Rodrigues e Isabela Pereira Rodrigues

Clínica da Dor
Serviço do Hospital Universitário de Brasília (HUB) que atende pacientes que sofrem algum tipo de dor aguda, seja sintoma de alguma doença ou consequência de alguma cirurgia ou tratamento. No HUB, procedimentos como operações torácicas, abdominais, intestinais e ortopédicas são acompanhados pelo anestesista de forma mais incisiva no pós-operatório. O serviço é gratuito e acontece todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, em uma sala no ambulatório de quimioterapia do HUB. Os pacientes – que devem ser encaminhados por médicos do próprio hospital ou de outras unidades de saúde do Distrito Federal – recebem atenção tanto para a dor aguda como para a crônica.
Coordenação: Rodrigo Aires
Contato: (61) 3448 5423
E-mail: [email protected]

Centro de Atendimento e Estudo Psicológico
Serviço do Instituto de Psicologia (IP) da UnB que atende tanto a comunidade universitária como pessoas da comunidade. O processo terapêutico dura cerca de um semestre o pagamento corresponde a 1% da renda familiar.
Contato: (61) 3107 6836 e 3107 6891
Coordenação: Elizabeth Queiroz (Instituto de Psicologia)
 

Com-Vivência
Projeto da UnB que oferece atendimento psicossocial a crianças, adolescentes e adultos portadores do vírus HIV do Distrito Federal. O atendimento é estendido a cônjuges da pessoa soropositiva e a cuidadores. O atendimento é feito no Ambulatório do Hospital Universitário de Brasília (HUB), corredor laranja, sala A.
Contato: (61) 3448 5421
Coordenação: Eliane Seidl
E-mail: [email protected]

Doce Desafio (Proafidi)
Oferece aos diabéticos do Distrito Federal atividades físicas e orientações sobre temas como alimentação, medicamentos, automonitoração e autocuidados. Os horários de atendimento no Centro Olímpico (CO) são: segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do programa, localizada no CO da UnB, durante horário comercial.
Contato: 3107 2556
Coordenação: Jane Dullius (Faculdade de Educação Física)
Site: www.proafidi.com.br

Doença Celíaca
O Centro de Diagnóstico, Tratamento e Apoio ao Paciente da Doença Celíaca do Distrito Federal tem um ambulatório gratuito no Hospital Universitário de Brasília (HUB), corredor azul, sala G. Todas as pessoas com suspeita de ter o problema podem fazer os exames de detecção às terças-feiras, das 9h às 12h.
Coordenação: Lenora Gandolfi e Riccardo Prates
Contato: (61) 3307 2134
Site: www.unb.br/fm/celiacos

Educação em Saúde associada ao Tratamento da Tuberculose
Capacita e sensibiliza profissionais da área de saúde que atuam no tratamento da Tuberculose.
Contato: (61) 3799 4505
Coordenação: Patrícia de Oliveira

Guia de doenças do HUB
Serviço disponibilizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) que oferece, na internet, informações sobre doenças como câncer e glaucoma.
Site: www.hub.unb.br/assistencia/informacoes/doencas.htm

Nutrição e Doenças Cardiovasculares
Serviço disponibilizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) que oferece, na internet, informações sobre hábitos alimentares saudáveis que reduzam as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Site: www.hub.unb.br/assistencia/informacoes/nutcardiovascular.htm

Pólo de DST/Aids
Serviço de conscientização e prestação de informações sobre Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos no campus.
Contato: (61) 3307 2772
Coordenação: Mário Ângelo da Silva

Prevenção e Intervenção durante o Pré-Natal
Oferece atendimento psicológico a gestantes no ambulatório do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O projeto também desenvolve pesquisa em psicologia clínica.
Contato: (61) 3448 5410
Coordenação: Daniela Sheinkman Chatelard

Programa de Assistência e Pesquisa em Obesidade (Passo)
Oferece apoio a pacientes que fazem cirurgia bariátrica, antes e depois do procedimento. Participam do processo psicólogos, endocrinologistas e nutricionistas. O atendimento é limitado e só acontece depois de encaminhamento por hospitais públicos ou postos de saúde. As reuniões são realizadas todas as terças e quintas, das 8h às 12h, no Ambulatório de Obesidade do HUB.
Contato: (61) 3448 5563
Endereço: subsolo do prédio ao lado do ambulatório do HUB, na 605 Norte
Coordenação: Jane Eire

Programa para Transexuais do HUB
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) propõe: acolhimento, psicoterapia individual, de grupo e familiar, sicodiagnóstico, apoio psicológico, orientação aos familiares e companheiros e emissão de laudo psicológico. Participam do processo psiquiatras, psicólogos, médicos cirurgiões, dermatologistas, ginecologistas e nutricionistas. As reuniões são realizadas às terças-feiras, das 8h às 10h, no ambulatório do HUB, corredor verde sala J. Encontros com grupo de fibromialgia, todas as quintas-feiras, às 14h. Os interessados devem ligar antes ou ir ao ambulatório do HUB, corredor verde sala A para saber se há disponibilidade de vagas.
Contato: (61) 3448 5434 e 9157 5700
Coordenação: Sandra Studart

Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva no HUB
Promove melhor interação da mulher com seu próprio corpo no exercício de sua vida sexual e reprodutiva, em um trabalho conjunto com a equipe de saúde do serviço de gineco-obstetrícia do HUB. As mulheres participam de curso de gestação e debatem assuntos como legislação, exercícios físicos, dificuldades e realizam o pré-natal. Recebem ainda um plano de parto natural. Após o parto, podem integrar o grupo de mulheres puérperas, para trocar experiências. Os encontros ocorrem entre 9h e 11h, às sextas-feiras.
Coordenação: Silvéria Maria dos Santos
Contato: (61) 3307 2140 Ramal 22

Psicanálise e pediatria
O projeto oferece acompanhamento e atendimento psicoterápico às crianças internas na enfermaria ou em atendimento no ambulatório da Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal. A equipe também atende os responsáveis pelas crianças.
Contato: (61) 3307 2625 ramal 303 e 3340 7635
Coordenação: Luiz Augusto Monnerat Celes e Dione de Medeiros Lula Zavaroni

Saúde Integral em Famílias Carentes no Distrito Federal
O projeto, em parceria coma Igreja Presbiteriana de Brasília, leva educação e promoção da saúde por meio de apoio terapêutico e espiritual e reforço escolar a famílias de baixa renda do Distrito Federal. Participam estudantes da UnB dos cursos de Odontologia, Nutrição, Medicina, Educação e Educação Física. As visitas são realizadas sextas e sábados e já alcançaram cidades como Santa Maria, Estrutural, Itapoã e Ceilândia .
Contato: (61) 3107 1989 e 3107 1988
Coordenadora: Lenora Gandolfi
E-mail: [email protected]

Serviço Ambulatorial de Enfermagem em Estomaterapia
Atendimento ambulatorial aos usuários do Hospital Universitário de Brasília (HUB) nas situações específicas de ostomias (perfurações no corpo causadas por cirurgias), feridas, pré e pós-operatórios e uso de sondas. Pacientes com feridas devem marcar a consulta com antecedência. Para os demais casos, a agenda é aberta. A marcação pode ser feita às terças e quintas-feiras, a partir das 13h, no ambulatório do HUB.
Contato: (61) 3307 2140 e 3307 3807
Coordenação: Fátima Cristina Lopes

Serviço de Aconselhamento Genético
Pais que tenham filhos com alguma deficiência e querem saber a probabilidade de se repetir ou apenas investigar se têm possibilidade de terem um filho com má formação genética, podem utilizar esse serviço do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O HUB só marca consultas para pacientes encaminhados por postos ou hospitais da rede pública do Distrito Federal e o atendimento ao público acontece às segundas e sextas-feiras, no ambulatório de genética do HUB.
Contato: (61) 3348 5445, 3448 5420 e 3448 5377
Coordenação: Íris Ferrari