O Clube da Saúde, situado no SIA – Guará, vem há muito tempo sofrendo a força do lobby imobiliário, as empresas do setor numa percepção e tendência de mercado, vêm tentando obter a área do Clube da Saúde.

O Clube da Saúde foi fundado no dia 19 de julho de 1973. Chamava-se Associação Atlética da Fundação Hospitalar do Distrito Federal. A Associação foi criada por um grupo de gerentes da Fundação Hospitalar, suprindo a necessidade de lazer e de eventos sociais da classe hospitalar.

O atual presidente Helvécio Ferreira da Silva, incansavelmente, vem combatendo essas especulações imobiliárias e política sobre a área avaliada em quase R$ 800 milhões de reais.

Atualmente, o Clube da Saúde possui uma excelente infraestrutura, como salão social, parque aquático, churrasqueiras, restaurante, lanchonete, piscina e sauna, esportes, tais como: academia, tênis, natação e hidro, totó e sinuca, e oferece os serviços de Convênios, Clínica Médica, Clínica Odontológica.

Também possui campo de futebol oficial, campo de futebol society sintético, quadra de futsal, duas quadras polivalentes e quadra de futebol de areia.

Devido ao pacote econômico lançado em 2016 pelo Governo Federal ao Setor Imobiliário, e aliado à estabilização dos preços dos imóveis novos e usado, impulsionaram o mercado de habitação, levando os corretores de imóveis e imobiliárias na busca de novos terrenos para investimentos de seus empreendimentos.

Os lobistas do ramo imobiliário de Brasília, alegam que a área para destinação de clubes encontra-se no setor de clubes da capital.    

O Presidente Helvécio Ferreira tem estado preocupado com essa problemática da ocupação imobiliária com vistas à área do Clube da Saúde, “…este é um patrimônio dos servidores da saúde, daqueles que salvam vidas”. 

Helvécio tem trabalhado para elaborar prognósticos ambiental e ocupacional da área do Clube da Saúde, buscando bases na legislação urbanística e ambiental para propor a inviabilidade definitiva da industria fundiária na tentativa da ocupação do espaço.