Comunicação

Existem no Brasil, atualmte, cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva

Divulgação/UFPB

Ferramenta é fruto de parceria entre Ministério do Planejamento, Universidade Federal da Paraíba e Câmara dos Deputados

Para reduzir as barreiras de comunicação e promover o acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais, governo e academia se uniram para produzir a Suíte VLibras, uma plataforma que oferece conjunto de ferramentas tecnológicas para este público. 

O projeto é uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados, e será apresentada nesta quarta-feira (26) durante a Conferência Nacional de Libras (Conali 2017), às 15h, em Porto Alegre (RS). 

Representante do ministério no evento, o coordenador de Acessibilidade Digital, César Bomfim, explica que a participação na Conali influenciará o desenvolvimento de novidades no aplicativo. “As discussões sobre as políticas públicas na área de Libras podem ajudar a melhorar as ações em curso e aumentar as possibilidades de inovação no setor de tradução, contribuindo assim para a promoção da igualdade”, avalia.

Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem no Brasil cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, o que representa cerca de 5,1% da população brasileira.

O VLibras é uma das ações do MP para simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros a serviços públicos. “Ao diminuir as barreiras de comunicação, o governo empodera as pessoas”, complementa Bomfim.

A última versão do software público contém um dicionário com milhares de termos, a possibilidade de criação e validação de sinais a partir da WikiLibras e a tradução de vídeos digitais pela ferramenta Vlibras-Vídeo para a língua de sinais. A Suíte VLibras está disponível em versões desktop, Vlibras-Plugin (navegadores Firefox, Safári e Chrome ) e Vlibras-Móvel (Android e IOS).

O conjunto de soluções para surdos já está disponível para download no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Mais informações sobre a Conali2017 estão disponíveis na página do evento.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP)