Por Kleber Karpov do Política Distrital. O deputado distrital, Rafael Prudente (PMDB), afirmou no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) (23/Set) ter feito requerimento da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) para saber o quantitativo de médicos atuando em áreas administrativas. A intenção é saber a quantidade de médicos que atuam em áreas administrativas, além de recomendar que esses profissionais sejam direcionados à atividade fim e substituídos por servidores que atuem no segmento administrativo da SES-DF.

Na ocasião do discurso Prudente citou a ouvidoria da SES-DF: “Cito aqui, por exemplo, a parte da Secretaria de Saúde onde recebe as reclamações, a ouvidoria. Hoje quem é chefe da ouvidoria é uma médica pediatra. Acho que essa médica seria um pouco mais bem utilizada para fazer os seus atendimentos na rede pública de saúde.”

Prudente sugeriu que os médicos sejam direcionados à atividade fim e que outros servidores atuem em áreas administrativas os substituam: “Não é possível que nós não consigamos arrumar, em um universo de 30 mil servidores da Secretaria de Saúde, alguém competente para fazer esse trabalho administrativo.“, afirmou.

Política Distrital fez esse alerta

A médica em questão, mencionada por Prudente é a neuropediatra, Denize Bomfim Souza, doutorada em Alemanha, neurocirurgia de crânio e coluna.

Além da médica, o Blog mencionou sete anestesistas e especialistas em cardiologia, odontologia, medicina do trabalho e em outras especialidades, que poderiam ajudar a recuperar a Saúde do DF na linha de frente da Secretaria.

Em tempo

Recentemente, ao Política Distrital, o secretário de Saúde, Fábio Gondim, afirmou que tem realizado remanejamentos de médicos em áreas administrativas para o ‘front’ na atividade fim. No entanto Denize Bomfim Souza, que poderia ajudar a criar um atendimento de referência em neuropediatria, no Hospital Materno Infantil (HMIB), por exemplo, permanece subutilizada na ouvidoria da SES-DF.

Dep. Rafael Prudente – Pronunciamento (23/09/15)Hoje à tarde, aproveitei a sessão da Câmara Legislativa para fazer um apelo ao governador Rodrigo Rollemberg para que suspenda o reajuste já anunciado para o Restaurante Comunitário, a refeição vai passar de 1 real para 3 reais. Também comentei outras medidas do Pacote anunciado pelo governador. Disse que sou contra o aumento de impostos e das passagens de ônibus e que existem alternativas para evitar que só a população pague esta conta.Veja o pronunciamento que fiz.

Posted by Rafael Prudente on Quarta, 23 de setembro de 2015