Hospital da Criança de Brasília José Alencar www.hcb.org.brO espaço deve ficar pronto em meados de 2016 e terá leitos de terapia intensiva, centro cirúrgico e laboratório

Tiveram início nesta manhã (9) as obras do segundo bloco do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. O espaço, com 22 mil metros quadrados, deve ficar pronto em junho de 2016 e ser inaugurado até o fim do ano que vem. Terá 202 leitos, sendo 164 para internação e 38 para unidade de terapia intensiva (UTI) e cuidados intermediários.

Além disso, haverá um centro cirúrgico, com três salas de grande porte e uma menor; uma central de material esterilizado; um centro de diagnóstico, com laboratórios de análises clínicas, hematologia, bioquímica, parasitologia e microbiologia e laboratórios especializados: anatomia, citologia patológica e imuno-histoquímica, genética, criopreservação, biologia molecular e imunofenotipagem; além de áreas de pesquisa e apoio.

“Este hospital é uma das maiores demonstrações de que quando a sociedade e o governo se unem é possível realizar obras incríveis”, destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia que marcou o início oficial da construção.

O governo de Brasília tem participação financeira de 80,2% na obra, o que equivale a R$ 82 milhões. O valor também será utilizado para aquisição de equipamentos, mobiliário e hotelaria. A Organização Mundial da Família entrará com o restante do valor.