O acesso aos cuidados integrados para pacientes com problemas de abuso de substâncias químicas, saúde mental e infecções sexualmente transmissíveis e do sangue.


Quebec – Um grupo de enfermeiras do Hospital da Universidade de Montreal ( CHUM ) concluiu um projeto que poderia muito bem tornar-se o ponto de referência para facilitar os cuidados integrados para doentes com problemas de vícios, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e do sangue.

O projeto contou com a liderança de três enfermeiras de [ligação] com uma sólida formação em co-morbidades, ajudaram a prestar atendimento a centenas de pacientes para entender a crise e evitar várias idas às emergência.

Esse projecto permitiu a Claire Lahaie , Barbara Kotsoros e Tania Bond, três enfermeiras receberem o Grande Prêmio Inovação Clínica National Bank.
Prêmio concedido anualmente pelo Colégio de Enfermeiras do Quebec ( OnQ ), foi apresentado pelo seu presidente , Lucie Tremblay , Ministro da Saúde e Serviços Sociais , Dr. Réjean Hébert , e Jean Gagnon, Vice- Presidente Regional , Sul Quebec , National Bank.

O projeto é intitulado Toxicomanies psiquiatria e infecções sexualmente transmissíveis e do sangue ( STI) que se atreve a fazer a diferença para uma clientela urbana que tem problemas de saúde complexos.

O projeto
Começou na primavera de 2010. Elas desenvolveram ferramentas para compilar os dados para entender melhor as características do cliente, lutando com problemas de dependência, saúde mental e infecções sexualmente transmissíveis e do sangue, usando o serviço de emergência como acesso aos serviços. As enfermeiras recebiam o paciente no momento da chegada ao departamento de emergência, realizavam uma avaliação de saúde física e mental, a fim de oferecer um tratamento integrado adequado à sua condição.

Alguns dados
Em Quebec, o aumento de comorbidades relacionadas ao abuso de substâncias e problemas psiquiátricos é amplo, dados fornecidos pelos profissionais nos serviços de saúde e social. Além disso, estima-se que o número de usuários de drogas injetáveis ( UDI) em Montreal é 11.700 . Sem tratamento , morrem de doenças relacionadas com a SIDA, enquanto cerca de 80% das pessoas com hepatite C irá evoluir para cronicidade pode levar à cirrose ou câncer.

O projeto envolve as emergências e as diferentes unidades de cuidados Chum ligado a uma equipe de medicina do vício atendimento integrado que inclui uma unidade de Psiquiatria do Vício ( SMT / UPT ) . Para os pacientes com alto risco de complicações de abstinência, desmame ou condições médicas complexas enfermeiras de ligação associados facilita a transição da unidade hospitalar de SMT / UPT para alas de desintoxicações.

Além disso, elas se referem aos pacientes com comorbidades que têm sua saúde mental comprometida ou estão fora de tratamento psiquiátrico devido estarem em consumo constante, de modo que eles recebem acompanhamento e tratamento adequados. Esse encaixe é realizado em interdisciplinaridade com todos os profissionais relevantes. No entanto, a presença de clínicos e de enfermeiros na liderança relacionado às [comorbidades ligação] é, inquestionavelmente, um elemento essencial para a implementação de um caminho simplificado e atendimento integrado para essa clientela.

Resultados
Em 2012, as três enfermeiras de ligação participaram de 1.484 consultas de novos pacientes ou de pacientes à rever, durante visitas às salas de emergências ou outros serviços hospitalares. Elas realizaram 777 consultas em medicina do vício o que resultou em 174 internações em serviços de desintoxicação, 372 consultas psiquiátricas em vício que levou a 68 hospitalizações em comorbidades psiquiátricas serviços / vício, e 707 consultas general Psychiatry . Além disso, 127 pessoas foram encaminhadas ao ambulatório de Psiquiatria e Toxicodependência Addiction Medicine 179.


Um total de 309 consultas foram feitas com consumidores de drogas injetáveis, e 257 com toxicodependentes infectados com hepatite C. Muitos deles eram dirigidos às enfermeiras SMT / UPT destinado ao tratamento da hepatite C, para avaliação. Além disso, 70 referências foram feitas em diferentes pontos de acesso em saúde mental adulto ( ASW -adulto ) em Montreal e área.

Clínica Inovação Concurso Banco Nacional

Concurso Inovação clínica , lançado pelo Colégio de Enfermeiras do Quebec em 1995, destaca a contribuição clínica dos enfermeiros em todo Quebec , a qualidade dos cuidados prestados à população, eficácia, serviços de eficiência exportabilidade de saúde para outras instituições , bem como o avanço da profissão de enfermagem . O projeto vencedor foi premiado como um dos dez finalistas regionais. Este concurso foi possível graças ao apoio financeiro do Banco Nacional . “É com orgulho que o Banco Nacional está apoiando esta iniciativa, que contribui para a melhoria dos cuidados de saúde para a população, disse Jean Gagnon , Vice-Presidente Regional , Sul Quebec , National Bank. Engajada na criação de valor social e econômico, em Quebec, Banco Nacional fez da saúde uma de suas prioridades de desenvolvimento. É por isso que estamos satisfeitos com a parceria com o Grand Prix of Clinical Inovação OnQ . ” Além da bolsa de US$ 1.000 as enfermeiras já receberam o prêmio em sua região, a inovação clínico Grande Prêmio dá-lhes uma doação de US$ 3 000 .

Sobre o Colégio de Enfermeiras do Quebec

OIIQ é uma ordem profissional regidos pela Lei de enfermeiros e com o Código Professional. 31 de março de 2013 , tinha 72.365 membros e cerca de 15.000 alunos matriculados . Sua principal missão é proteger o público e supervisionar a prática de enfermagem. A ordem também tem a obrigação de promover a prática de enfermagem de qualidade e contribuir para a manutenção das competências dos enfermeiros .

Fonte:
Faculdade de Enfermagem de Quebec

informações :
Lise Provost , M.Sc., M.Ed. .
Imprensa
Direção principal, estratégia, serviços e comunicação
Faculdade de Enfermagem de Quebec
514 935-2505 ext 225

514 895-1987