Tome nota

Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e, como esse número vem crescendo, a instituição já classifica a doença como uma epidemia. A cada ano sete milhões de indivíduos entram nessa lista, aumentando a estatística. A insulina é o principal medicamento de controle da diabetes.
Diabetes e Impotência

O tratamento do diabetes, assim como o controle do peso e da pressão arterial é muito importante para a melhora da ereção. Além dos problemas circulatórios, a diabetes pode causar problemas no sistema nervoso, que regula os impulsos elétricos dos neurônios e que nos fazem sentir dor ou prazer.

A neuropatia diabética é que impede que os impulsos elétricos que auxiliam na ereção se completem, deixando o pênis flácido (impotência Sexual). Como em alguns casos, a disfunção sexual de origem diabética pode apresentar também fatores psicológicos, (em razão da própria doença e dos traumas causados por restrições na alimentação, cuidados circulatórios, tensões e medo de adoecer).


Tornando-se necessário um apoio psicológico. E também pode ajudar uma atitude compreensiva da companheira e a adição de algumas atividades capazes de restabelecer o estímulo entre o casal, mais o afastamento de todos os fatores que geram ansiedade.

Com relação a mulher,os estudos ainda são controversos, mas a maioria deles afirma que também afeta a vida sexual feminina, também por circulação inadequada para a vagina, causando secura vaginal. Outros estudos dizem que afeta a vida sexual da mulher devido depressão e ansiedade (aumento de peso, medo de passar mal durante a relação sexual).