BLOG EM DEFESA DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) iniciou os preparativos que visam à abertura de novo concurso para enfermeiro. Dos 1.447 aprovados no último concurso já foram chamados 1.204, restando 288 que aguardam suas nomeações.

Atualmente a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) conta com três mil enfermeiros distribuídos nos dezesseis (16) hospitais, centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), clínicas da família, e gerência da SES.

Número insuficiente que não tem levado em consideração o crescimento populacional dos usuários do DF e entorno.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como parâmetro ideal de atenção à saúde da população a relação de 1 médico para cada 1.000 habitantes.

E quantos enfermeiros e técnicos de enfermagem para cada 1.000 habitantes?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, não estabelece parâmetros de número de leitos, médicos e enfermeiros para determinado número de habitantes, visto que a distribuição desses recursos depende de fatores regionais, socioeconômicos, culturais e epidemiológicos.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa, o prazo de finalização dos preparativos possivelmente será em outubro.

Cabe destacar que, no último concurso foram cobrados os manuais do Ministério da Saúde, matéria que mais reprovou candidatos no último certame. (clique aqui para conhecê-los)

Dica de estudo com base no último concurso

Lei Complementar 840 de 23 de dezembro de 2011 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal) clique aqui

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – PARTE COMUM PARA AS ESPECIALIDADES DO CARGO DA CARREIRA DE ENFERMEIRO

1.Fundamentos do Exercício da Enfermagem. 2. Lei do Exercício Profissional (Lei n.° 7.498/1986 – Regulamentada pelo Decreto 94.406/1987). Código de Ética e Deontologia de Enfermagem – análise crítica. Bioética. 3. Contextualização da Enfermagem – evolução histórica da enfermagem. 4. Processo Social de Mudança das Práticas Sanitárias no SUS e na Enfermagem. 5. Administração dos Serviços de Enfermagem. 5.1. Normas, Rotinas e Manuais – elaboração e utilização na enfermagem.
6. Teorias Administrativas e Teorias de Enfermagem. 7. Enfermeiro como líder e agente de mudança. 8. Concepções teórico-práticas da Assistência de Enfermagem. 9. Sistematização da Assistência de Enfermagem. 10. Auditoria em Enfermagem. 11. Administração dos serviços de Enfermagem. 12. Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde. 13. Política Nacional de Atenção às Urgências. 14. Atendimento pré-hospitalar. 15. Portaria GM/MS n.° 2.048 de 5/11/2002. 16. Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. 17. Planejamento e Gestão em Saúde – formulação e implementação de Políticas Públicas. 18. Conhecimento de Enfermagem em Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. 19. Epidemiologia e Enfermagem. 20. Estatística e Enfermagem.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Administração de materiais e enfermagem. 1.1. Organização dos serviços de enfermagem. 1.2. Estrutura e funcionamento dos serviços de enfermagem. 1.3. Planejamento na administração e na assistência de enfermagem em nível ambulatorial, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, na prevenção e controle de infecção hospitalar. 1.4. Enfermagem e recursos humanos – recrutamento e seleção. 1.5. Enfermagem na equipe de saúde – dimensionamento dos recursos humanos. 1.6. Enfermagem, tomada de decisão na administração da assistência e do serviço. 1.7. Enfermagem na auditoria dos serviços e da assistência. 2. Normas do Ministério da Saúde para atuação. 2.1. Programa Nacional de Imunizações. 2.2. Programa da Mulher. 2.3. Programa da Criança. 2.4. Programa do Adolescente. 2.5. Programa do Homem. 2.6. Programa do Idoso. 2.7. Programa DST e AIDS. 2.8. Programa de Hanseníase. 2.9. Programa de Pneumologia Sanitária. 2.10. Programa de Hipertensão. 2.11. Programa de Diabético. 3. Processo de Enfermagem – teoria e prática. 4. Consulta de enfermagem. 5. Participação do Enfermeiro na CIPA. 6. Enfermagem em situações clínico-cirúrgicas. 7. Enfermagem em situações de urgência e emergência. 8. Assistência de enfermagem em saúde mental. 9. Assistência de enfermagem ao paciente crítico. 10. Assistência de enfermagem em cuidados paliativos. 11. Assistência de enfermagem nas doenças infecto-contagiosas. 12. Assistência de enfermagem nas doenças crônicas não transmissíveis. 13. Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos. 14. Vigilância em saúde – conceitos, funções, indicadores. 14.1. Vigilância epidemiológica. 14.2. Vigilância sanitária. 14.3. Vigilância ambiental. 15. Assistência integral às pessoas em situação de risco: violência e negligência contra criança, adolescente, mulher e idoso. 16. Modalidades assistenciais. 16.1. Hospital-dia. 16.2. Assistência domiciliar. 16.3. Trabalho de grupo. 17. Planejamento da educação em saúde com vistas ao auto cuidado – promoção, prevenção, reabilitação. 18. Assistência integral por meio do trabalho em equipes – enfermagem, multiprofissional e interdisciplinar.

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA AS ESPECIALIDADES DOS CARGOS DA CARREIRA DE ENFERMEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Coesão e coerência. 4. Figuras de linguagem. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica. 7. Emprego do sinal indicativo de crase. 8. Formação, classe e emprego de palavras. 9. Sintaxe da oração e do período. 10. Pontuação. 11. Concordância nominal e verbal. 12. Colocação pronominal. 13. Regência nominal e verbal. 14. Equivalência e transformação de estruturas. 15. Paralelismo sintático. 16. Relações de sinonímia e antonímia.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO. LEI nº 8.112/1990, adotada pelo Distrito Federal por meio da Lei nº 197, de 4/12/1991.

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL
1. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 2. Da organização do Distrito Federal. 3. Da Organização Administrativa do Distrito Federal. 4. Dos Servidores Públicos.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2. Controle Social no SUS. 3. Resolução 333/ 2003 do Conselho Nacional de Saúde.
Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do MS. 4. Constituição Federal artigos de 194 a 200. 5. Lei Orgânica da Sáude – Lei n.° 8.080/1990 e 8.142/1990. 6. Determinantes Sociais da Saúde. 7. A Estratégia de Saúde da Família – sua evolução, seus princípios e sua aplicação. 8. Sistemas de Informação em Saúde. 9. O Pacto pela Saúde. 10. O SUS/DF – estrutura, organização e funcionamento.

O mais provável, dado os recentes históricos da SES/DF, é que a banca organizadora seja a Fundação Universa.