Foto:Cedida pela Agência Notícia
A Resolução 380/2005 do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), estabelece que deve haver 1 nutricionista para cada 30 pacientes internados. Entretanto, há hospitais da rede pública do DF em que há 1 nutricionista para cada 200 pacientes internados. Além disso, um estudo elaborado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª  Região (CRN-1), corroborado por avaliação da Gerência de Nutrição (GENUT) da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), constatou a existência de um déficit aproximado de 200 nutricionistas nos hospitais da rede.


Temos a informação de que esse estudo foi encaminhado pelo CRN-1 à SES-DF com a determinação de que fosse disponibilizado um quadro mínimo de nutricionistas para cada hospital, sob pena de multa. Até o momento, entretanto, essa determinação não foi atendida.

Recentemente, em 19/04/2010, foram nomeadas 25 nutricionistas para a SES-DF, mas apenas 20 tomaram posse. Via de regra as lotações são feitas pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DIGEP). Dessa vez, porém, o próprio Gabinete do Secretário de Saúde é que fez as lotações. 

Sabemos que a Gerência de Nutrição (área técnica) preparou documento recomendando as lotações desses profissionais de acordo com o déficit de cada hospital e respeitando a prioridade de movimentação dos servidores integrantes do quadro atual.

A lista de lotação dos novos servidores, divulgada na data de hoje, desconsiderou tais recomendações da área técnica. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por exemplo, recebeu mais nutricionistas do que hospitais com situação de déficit mais graves. Além disso, tanto o HRT quanto o Hospital de Base receberam a lotação de servidores recém empossados, em desrespeito à prioridade de movimentação dos servidores do quadro atual.

O Blog pesquisou e verificou que as lotações divulgadas na data 21/05 afrontam a isonomia e contrariam os interesses da Administração Pública por ter sido realizada em desacordo com as reais necessidades da SES/DF, mas atendendo a interesses políticos.

RSS/Feed-Receba automaticamente os artigos desse blog. Assine EM DEFESA DA SAÚDE por E-mail. O  serviço é totalmente gratuito.
Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, é proibida sem a autorização do autor.Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais