A auto-hemoterapia é, como próprio nome sugere, a terapia com utilização de sangue da própria pessoa. O sistema consiste em retirar 5 ml, 10 ml ou 20 ml de sangue da pessoa e, no mesmo momento, aplicá-lo no músculo (braço ou nádegas) de forma a que o corpo do indivíduo crie mecanismos de defesa elevando os níveis de macrófagos de 5% para 22% (produzidos pela medula óssea, são os macrófagos que fazem a “limpeza” do nosso corpo, eliminando a fibrina, bactérias e vírus do organismo). Esses níveis elevados de defesa, criados pelo próprio organismo, atingem o pico após 8 (oito) horas de aplicada a injeção e duram por até 05 (cinco) dias, quando então começam a diminuir até atingirem os valores normais de uma pessoa sadia (5%).

Mesmo cercada de polêmica graças à postura do Conselho Federal de Medicina e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se colocaram contrários à técnica, a auto-hemoterapia tem conquistado cada vez mais a atenção das pessoas. Alguns números demonstram isso de forma cabal. A palavra auto-hemoterapia, digitada na busca do Youtube, dá acesso a uma informação impressionante: os vídeos que tratam dessa técnica, que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo, já foram acessados mais de 1,2 milhão de vezes, num período aproximado de três anos. Esta terapia vem salvando vidas há mais de cem anos e passou a interessar aos internautas a partir de um DVD gravado em 2004, uma entrevista de Ana Martinez e Luiz Fernando Sarmento com o dr.Luiz Moura, do Rio de Janeiro.             

Além do mais, já em 03.02.2008 o cineasta Marcos Manhãs Marins informava no site Cinema Brazil que o vídeo brasileiro mais assistido nos últimos 3 anos fora o documentário de entrevistas intitulado “Auto-hemoterapia”. Segundo o comentário, “estima-se que mais de 20 milhões de pessoas assistiram ao vídeo, mesmo sem ele passar na TV”.O site de busca Google, por sua vez, ao ser consultado traz 125.000 registros de sites, blogs e fóruns com matérias, artigos, comentários, depoimentos, vídeos, casos, demonstrações, mensagens, manifestos, documentos e fotos sobre auto-hemoterapia. A grande maioria dos links mostra o uso e os benefícios que a técnica vem trazendo para milhões de pessoas. 

Os adeptos da auto-hemoterapia relatam casos nos quais foram bem sucedidos nos tratamentos, enquanto os que são contra apresentam apenas alegações vazias e sem qualquer comprovação do que alegam. Outros dados de vulto que podemos observar são as visitações a sites como “Auto-hemoterapia – meu sangue me cura”, que neste fim-de-semana atingiu a marca dos 41 mil visitantes desde 17.04.2008; o “Inforum – Auto-hemoterapia (relate sua experiência)”, iniciado em 21 de novembro de 2006, que registrava nessa mesma ocasião 18.264 mensagens; o site  “Orientações Médicas”, que mantém uma pesquisa sobre auto-hemoterapia desde 05.11.2008 e já foi acessado por 12.296 internautas; o fórum “Auto-hemo”, com mais de 1.200 visitas; além de outros importantes espaços, como o blog da advogada Genaura Tormin, cujo artigo “Incríveis benefícios da auto-hemotrapia” já recebeu 554 mensagens desde 20.02.2007; e o abaixo-assinado pela legalização da técnica no Brasil, que recebeu milhares de visitas.

O assunto apareceu também, embora discretamente em Jornais, revistas, rádio e TV, inclusive no jornal do Conselho Federal de Medicina – CFM, que se viu obrigado a publicar notícias informando que a auto-hemoterapia através do tampão sanguíneo peridural tem eficácia cientificamente comprovada; e a Revista da Associação Médica Brasileira – AMB, que levou o assunto para o campo da bioética, mas informou que o uso da auto-hemoterapia está crescendo no Brasil. 

Esses números mostram como as pessoas estão se informando e utilizando a auto-hemoterapia para resolver problemas idênticos aos citados pelo dr. Luiz Moura, no DVD, onde ele apresenta informações detalhadas sobre o uso da técnica. Para o CFM e ANVISA, tudo isso não significa nada. Para eles, a cura não é cura. Mas esse acúmulo de informações e experiências acabará por mostrar que a auto-hemoterapia não é uma miragem. Ela pode ser uma solução para muitos problemas de saúde, por ser acessível a qualquer pessoa que decida usá-la, vez que depende apenas de uma seringa, um chumaço de algodão, uma porção de álcool e uma pessoa capacitada para fazer a aplicação.

RSS/Feed-Receba automaticamente os artigos desse blog. Assine EM DEFESA DA SAÚDE por E-mail. O  serviço é totalmente gratuito.
Os artigos desse blog são de direito reservado.

Sua reprodução, parcial ou total, é proibida sem a autorização do autor.Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais