20.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 1, 2026
Início Destaques Milhares de devotos se reúnem na 142ª edição da tradicional Festa do...

Milhares de devotos se reúnem na 142ª edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Planaltina

Planaltina, 18 de maio de 2024 – A cidade de Planaltina, no Distrito Federal, foi palco de uma celebração de fé e tradição neste sábado, com a realização da Festa do Divino Espírito Santo. Milhares de devotos se reuniram para participar da 142ª edição do evento, que começou logo cedo com a tradicional cavalgada.

Os devotos partiram da área rural em direção à praça da Paróquia São Sebastião, no centro histórico, onde ocorreu o Encontro das Bandeiras, com a participação de todas as paróquias da cidade, seguido de um grande almoço comunitário.

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), investiu R$ 1,2 milhão nas festividades. Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da festa e o potencial turístico de Brasília, recentemente anunciada como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. “Planaltina é uma cidade com um sentimento religioso muito forte, e essa é uma festa tradicional de grande relevância para o Distrito Federal. Temos que colaborar com esse evento maravilhoso e estar junto com a nossa população”, afirmou o governador.

A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina, que relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, é a segunda maior celebração religiosa da região, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Instituída como patrimônio cultural imaterial em 2013, a festa conta com uma programação especial que se estende até este domingo, dia de Pentecostes.

Fiéis lotaram as ruas de Planaltina para festejarem a segunda festa mais aguardada pela cidade.

Organização e Participação Comunitária

Mais de 800 pessoas trabalharam na organização do evento, incluindo o aposentado Joaquim Luís de Sousa, que há mais de três décadas guia a cavalgada. “É a união de todas as bandeiras; e em seguida tem o almoço da folia de rua. Amanhã, será o almoço da folia da roça”, explicou Joaquim. Maria Helena da Silva, aposentada de 76 anos, faz parte da equipe que prepara o café da manhã para os cavaleiros. “Damos o lanche e tem uma oração também”, contou Maria Helena. “A Festa do Divino para a gente é a vida, né? O divino Espírito Santo que nos guia; sem ele, não somos nada.”

O cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, também marcou presença, explicando o simbolismo do festejo centenário. “O Espírito Santo, que é o dom de Deus, é o que nós celebramos no Pentecostes. O povo sente a ação do Espírito Santo no seu coração, na sua vida, impulsionando a nossa vida para o bem.”

Infraestrutura e Suporte

A Administração Regional de Planaltina e vários órgãos do GDF, como a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), o Departamento de Trânsito (Detran), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e a Polícia Militar (PMDF), garantiram a infraestrutura necessária para a realização do evento. Foram realizados serviços de manutenção, como recapeamento e fresagem das vias, roçagem e pintura de meios-fios. A Caesb instalou 11 pontos de distribuição de água, enquanto o Detran mobilizou 170 servidores para apoiar o evento.

Apoio Governamental e Político

O deputado distrital Pepa, representante de Planaltina, e o governador Ibaneis Rocha participaram das festividades desde a alvorada nas igrejas locais até a Parada das Frutas na Folia de Roça. O deputado Pepa destacou a importância da festa para a comunidade. “A Festa do Divino Espírito Santo movimenta toda a comunidade de Planaltina. Agradeço ao governador pelo apoio e todo o empenho do governo, que sabe que só assim teremos a unidade de uma cidade, com famílias se encontrando, confraternizando e falando de Deus.”

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, enfatizou o simbolismo da festa para os brasilienses. “É uma festa religiosa que acaba sendo uma festa comunitária, onde todos participam e se sentem bem. É bom unir as coisas; a vida é significativa quando você tem objetivos, pode realizar coisas e, no contexto da festa, pedir a bênção e iluminação do Espírito Santo.”

A celebração do Divino Espírito Santo em Planaltina reafirma a força da fé e da tradição na região, reunindo devotos em uma manifestação de devoção e unidade que marca profundamente a cultura local.