Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (2), a Executiva do Cidadania no Distrito Federal decidiu lançar o ex-governador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque como candidato a deputado federal nas eleições de 2026. O movimento, tratado até então nos bastidores com discrição, foi finalmente confirmado com a presença de lideranças locais e o aval da Executiva que levará o nome para o Diretório Regional.
Cristovam, que governou o DF entre (1995 e 1999) e teve passagens marcantes pelo Senado e pelo Ministério da Educação (2003 e 2004), retorna ao jogo eleitoral após anos de afastamento das urnas. A aposta do Cidadania é que o prestígio intelectual e a trajetória política do ex-governador possam atrair eleitores em um cenário fragmentado, onde o recall de nomes históricos pode ser um diferencial.
Nos bastidores, aliados próximos dizem que Cristovam aceitou o desafio motivado pela “preocupação com os rumos do país” e pela necessidade de fortalecer o debate sobre educação, sua principal bandeira. O ex-senador, que completa 81 anos em fevereiro de 2026, deverá puxar votos para a chapa proporcional do Cidadania, que tenta se reposicionar no cenário político local.
A decisão marca um reposicionamento estratégico do partido e reacende as expectativas sobre o papel que Cristovam pode desempenhar em meio à polarização política prevista para o próximo pleito.