Associação Brasileira de Portais de Notícias empossa nova diretoria em cerimônia com autoridades no DF

Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

Em uma cerimônia com grandes falas em defesa da liberdade de imprensa das novas mídias [portais de notícias] a Associação Brasileira de Portais de Notícias [ABBP] empossou, na última terça-feira [12], sua nova Diretoria Executiva e Conselhos para o biênio 2025/2026.

O evento, realizado na Sala de Reuniões das Comissões Deputado Juarezão, na Câmara Legislativa do Distrito Federal [CLDF], contou com a presença de nomes de peso como a vice-governadora do DF, Celina Leão, do secretário de Comunicação do Governo do Distrito Federal [GDF], Welington Moraes, do desembargador Roberval Belinati, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal [OAB/DF], Paulo Maurício Braz Siqueira e do deputado distrital Roosevelt Vilela.  

O jornalista Toni Duarte, que já presidiu a entidade entre 2019 e 2020, assumiu novamente o cargo de presidente, desta vez ao lado do vice Cláudio Ulhoa. Em seu discurso, Duarte relembrou os desafios enfrentados desde a fundação da ABBP, em 2014, até sua consolidação como uma entidade respeitada nacionalmente.

“Construímos um trabalho sério, contínuo e ético que transformou este grupo organizado, pois, sem nossa união, não seríamos a Associação que somos hoje, tornando-nos a voz do novo jornalismo”, reforçou Toni.

Da esquerda para a direita: presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal [OAB/DF], Paulo Maurício Braz Siqueira, secretário de Comunicação do DF, Welington Moraes, desembargador Roberval Belinati, Toni Duarte e deputado distrital Roosevelt Vilela.
A ABBP, que hoje está presente em 14 estados brasileiros, incluindo grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, tem como objetivo fortalecer os veículos de comunicação digital associados e ampliar sua atuação pelo país. Cada portal filiado à associação recebe um selo de certificação que atesta o compromisso com os princípios éticos do jornalismo.

 

Presidente de saída faz balanço positivo

“Durante os quatro anos em que tive a honra de presidir a Associação Brasileira de Portais de Notícias, dedicamos nossos esforços a transformar a entidade em uma referência no jornalismo digital. Entre as principais conquistas dessa gestão, destacam-se a aquisição de uma sede própria, um marco que consolida nossa independência e solidez institucional. 

Também promovemos sabatinas com grandes personalidades, encerrando a gestão com um ciclo de debates que reforçou o papel da ABBP como protagonista na promoção do jornalismo ético e plural.

Estas conquistas não são apenas minhas, mas de todos que acreditaram e trabalharam por essa causa. A ABBP está mais forte, e tenho certeza de que seguirá crescendo, sempre em defesa da liberdade de imprensa e da qualidade da informação” ressaltou José Fernando Vilela.

Compromisso da OAB/DF com a liberdade de imprensa

Paulo Maurício Siqueira, presidente da seccional da OAB no DF, reforçou a importância da liberdade de imprensa para a democracia reforçando que sem liberdade de imprensa não há democracia.

“Uma sociedade sem liberdade de imprensa não pode ter uma democracia sólida. Se necessário, colocaremos um exército de advogados à disposição da ABBP para garantir que esse direito seja respeitado”, declarou.

Reconhecimento e desafios das mídias alternativas

O deputado distrital Roosevelt Vilela destacou o papel fundamental dos portais e blogs na democratização da informação. “Antes, tínhamos apenas a grande mídia impondo suas narrativas. Com o surgimento das mídias alternativas, houve uma quebra desse monopólio, permitindo pluralidade e agilidade na disseminação das notícias”, disse. Vilela ressaltou ainda que, muitas vezes, os parlamentares buscam orientação e conselhos nesses veículos.

Palavras de um ex jornalista 

O desembargador Roberval Belinati, conhecido por sua atuação à frente do Tribunal Regional Eleitoral do DF [TRE-DF] durante as eleições de 2022, que também já exerceu o jornalismo, enalteceu o trabalho das mídias alternativas. “Brasília foi a unidade federativa com a maior presença de eleitores nas urnas, e isso se deve, em parte, ao trabalho desses veículos, que levaram informações corretas e em tempo real aos cidadãos”, afirmou.

A voz do Executivo em reconhecimento a luta da ABBP

A vice-governadora Celina Leão, que teve papel crucial no fortalecimento das mídias alternativas no DF, lembrou de sua atuação como presidente da Câmara Legislativa em 2015, quando lutou pela aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 51/2013. A proposta garantia que 10% dos recursos destinados à publicidade no orçamento do DF fossem direcionados a veículos de mídia alternativa e comunitária.

“Sempre acreditei que os blogs e portais transformariam a comunicação digital no DF. Hoje, vemos isso na interatividade da população com as notícias produzidas por vocês”, afirmou.

Nova diretoria e conselhos

A nova diretoria da ABBP para o biênio 2025/2026 é composta por:

Diretoria Executiva
■ Diretor-Presidente: Toni Duarte (Radar DF)
■ Diretor Vice-presidente: Claudio Ulhôa (DF Soberano)
■ Secretário-Geral: Hamilton Silva (DF Mobilidade)
■ Diretor de Comunicação e Marketing: Francisco Gelielçon (Estrutural Online)
■ Diretora Tesoureira: Fabiana Oliveira (Destaque DF)
■ Diretor de Relações Institucionais: Paulo Melo (Foco Nacional)
■ Diretora de Relações Públicas: Adriana Lins (Policiamento Inteligente).

Conselho Fiscal
■ Conselheiro-Presidente: Cláudio Campos (Jornal da 2C News)
■ Conselheira: Giuliana Brilhante (DF Post)
■ Conselheiro: Ricardo Ulivestro (NewsBlack)
■ Conselheira-Suplente: Andrea Dutra (Infforma DF)

Conselho de Ética
■ Conselheiro-Presidente: Hudson Cunha (Portal 84 Notícias)
■ Conselheiro: José Ribamar (Mídia Alternativa)
■ Conselheiro: Caio Peixoto (Acorda DF)
■ Conselheiro-Suplente: Ivan Rodrigues (Portal S&DS)

Conselho Consultivo
■ Conselheiro-Presidente: José Fernando Vilela (Expressão Brasiliense)
■ Conselheiro: Fred Lima (Lupa Política)
■ Conselheiro: Sandro Gianelli (Conectado ao Poder)
■ Conselheiro: Ricardo Callado (Portal do Callado)
■ Conselheiro: Jorge Martins Poliglota (Opinião Brasília).