A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão [PP], e outros três ex-deputados distritais foram absolvidos nesta terça-feira [11] pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios [TJDFT] no processo em que eram réus por corrupção passiva. A decisão, proferida pelo juiz Osvaldo Tovani, entendeu que não havia provas suficientes para condenação.
A Operação Drácon, deflagrada em 2016, que apontou um suposto esquema de pagamento de propina na Câmara Legislativa do DF em troca da aprovação de emendas parlamentares para beneficiar empresas da saúde e da construção civil com contratos públicos.
Segundo a decisão, testemunhas não confirmaram a existência de solicitação de propina, e gravações feitas no âmbito da investigação foram consideradas insuficientes para sustentar a acusação.
Além de Celina Leão, também foram absolvidos:
- Cristiano Araújo [PSD], ex-deputado distrital e atual secretário de Turismo do DF;
- Júlio César Ribeiro [Republicanos], ex-deputado distrital e atualmente deputado federal;
- Renato Andrade [PR], ex-deputado distrital e hoje administrador de Taguatinga.
A vice-governadora comemorou a decisão. Em nota à imprensa, Celina afirmou que “sempre confiou na Justiça” e recebeu a sentença “com serenidade”. Destacou ainda que, desde o início do processo, jamais se furtou a prestar esclarecimentos e reafirmou seu compromisso com a ética na gestão pública.
NOTA À IMPRENSA
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, sempre confiou na Justiça e, hoje, recebe com serenidade a sentença que confirma sua absolvição no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Essa decisão reafirma sua conduta pautada na lisura, na ética e no compromisso com a coisa pública.
Desde o início, Celina Leão jamais se furtou a prestar esclarecimentos e sempre esteve à disposição da Justiça, convicta de sua inocência. A sentença, proferida em primeiro grau, independentemente da instância em que tenha sido decidida, reconhece de forma inequívoca a correção de seus atos.
Com gratidão a Deus, a vice-governadora segue firme em sua missão de servir à população do Distrito Federal com responsabilidade, dedicação e integridade.
Brasília, 11 de março de 2025.
Celina Leão
Vice-Governadora do Distrito Federal