Haddad testa positivo, inflação testa acima da meta e juros reais testam altos na economia brasileira
Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19 após apresentar sintomas de indisposição na noite de ontem (25/2). Ele realizou o teste, que confirmou a infecção. Paralelamente, no cenário econômico, a inflação tem sido objeto de atenção.

Os números da economia brasileira para o ano de 2024 revelam um cenário misto de progresso e desafios, conforme apontado por analistas e instituições financeiras. De acordo com projeções, o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar um crescimento robusto de cerca de 3%, superando as expectativas iniciais. A divulgação oficial desses dados pelo IBGE está prevista para o próximo dia 1º de março.

Apesar desse crescimento, o mercado de trabalho ainda enfrenta desafios significativos, com uma parcela considerável de trabalhadores informais e desalentados, refletindo a necessidade contínua de políticas públicas voltadas para a geração de empregos de qualidade.

No campo da inflação, os números mostram uma leve queda em relação ao ano anterior, fechando em torno de 4,62%, próximo ao limite superior do intervalo de tolerância estabelecido pelo sistema de metas inflacionárias. Para o próximo ano, as projeções apontam para uma inflação em torno de 3,9%, ainda acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

Um dos pontos de preocupação é a persistência de taxas de juros reais elevadas, com a taxa básica em 11,25%. Apesar das sinalizações do Banco Central sobre possíveis cortes nas próximas reuniões do COPOM, esse cenário contribui para um ambiente desafiador para investimentos e para o crescimento econômico sustentável.

No cenário internacional, embora as exportações brasileiras tenham batido recordes históricos em 2023, a dinâmica das importações sugere uma certa fragilidade na economia. As incertezas geopolíticas, especialmente relacionadas aos conflitos na Ucrânia e em Israel, adicionam um elemento de volatilidade aos mercados globais, apesar do cenário global mais favorável.

No âmbito interno, a situação fiscal continua sendo uma preocupação central. Os déficits primários recorrentes têm contribuído para o aumento do endividamento público, da inflação e das taxas de juros, além de desacelerar o crescimento econômico. As projeções para o ano de 2024 indicam um déficit em torno de 0,9% do PIB, o que sugere que a trajetória de crescimento da dívida pública brasileira pode continuar.

Diante desse cenário, as estratégias do governo para garantir a estabilidade econômica e fiscal serão cruciais. Medidas para aumentar a arrecadação e controlar os gastos públicos serão fundamentais para enfrentar os desafios e impulsionar o crescimento sustentável no Brasil.