A estranha coincidência de Covid-19 e Dengue em fevereiro no Brasil, mês de início da pandemia que matou 709 mil.

Fevereiro de 2024 se tornou um mês marcado por uma estranha coincidência no Brasil: o aumento simultâneo de casos de Covid-19 e Dengue. De um lado, a pandemia que assola o mundo há mais de três anos parece ganhar força novamente, com o número de infectados crescendo em diversas regiões do país. Do outro, a Dengue, doença endêmica no Brasil, vive um pico preocupante, especialmente no período chuvoso, que coincide com o início do ano.

Em 26 de fevereiro de 2020, o Brasil registrava seu primeiro caso confirmado de Covid-19. Quatro anos depois, a doença ainda está presente, com o surgimento de novas variantes e a constante ameaça de novas ondas de infecção. Em fevereiro de 2024, o país vive um momento de incerteza, com o aumento do número de casos e a possibilidade de uma nova onda da pandemia.

Vacina contra dengue: idosos precisam de receita médica.
Foto: Centro de Produções Técnicas

Ao mesmo tempo, a Dengue se configura como uma grave ameaça à saúde pública brasileira. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra condições favoráveis para proliferação durante o período chuvoso, o que leva ao aumento do número de casos de Dengue. Em 2024, a situação é ainda mais preocupante, com o pico da doença coincidindo com o aumento de casos de Covid-19.

Essa coincidência exige atenção redobrada das autoridades e da população. É fundamental manter as medidas de prevenção contra ambas as doenças, como o uso de máscaras, o distanciamento social [ao testar positivo] e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Medidas de Prevenção:

Covid-19:

  • Usar máscara em locais fechados e com grande aglomeração;
  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
  • Manter o distanciamento social;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Tomar as vacinas contra a Covid-19 em dia.

Dengue:

  • Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti;
  • Usar repelente;
  • Usar roupas que protejam o corpo;
  • Manter as calhas e telhados limpos;
  • Colocar telas nas janelas e portas.

A combinação de Covid-19 e Dengue representa um desafio para o sistema de saúde brasileiro. É fundamental que os esforços sejam direcionados para o combate a ambas as doenças, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento adequado. A colaboração entre governo, profissionais de saúde e população é essencial para superar esse momento delicado e garantir a saúde pública do país.