Projeto de Lei declara Anna Justina Ferreira Nery “Patrona da Enfermagem no Brasil”

Projeto de Lei declara Anna Justina Ferreira Nery
Deputado Federal professor Paulo Fernando.
Ivan Rocha

A enfermeira Anna Justina Ferreira Nery, conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, está prestes a ser oficialmente reconhecida como “Patrona da Enfermagem no Brasil“. Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara Federal propõe essa homenagem em virtude de suas contribuições pioneiras e significativas para a enfermagem brasileira.

Nascida em 13 de dezembro de 1814, na cidade de Cachoeira, Bahia, Anna Nery é reverenciada como a pioneira da enfermagem no país. Seu legado destacou-se durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), quando, movida por um espírito altruísta e patriótico, pleiteou acompanhar seus dois filhos convocados para o conflito e prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Sua solicitação foi atendida, e ela se tornou enfermeira voluntária, prestando assistência nos hospitais militares de diversas localidades durante toda a campanha.

Após o término da guerra, Anna Nery foi homenageada pelo governo imperial, recebendo a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 65 anos, em 20 de maio de 1880.

S&DS falou com o proponente do Projeto de Lei, o professor deputado federal por Brasília, Paulo Fernando (Republicano), que também teve a mãe que era enfermeira.

A vida e as realizações de Anna Nery são um testemunho do seu compromisso com o cuidado dos outros e do seu papel pioneiro na enfermagem. Sua dedicação à profissão e ao serviço público estabeleceu um precedente para as futuras gerações de enfermeiros no Brasil. Portanto, é adequado e apropriado que ela seja reconhecida como a “Patrona da
Enfermagem no Brasil” afirmou Fernando.

Sua dedicação e pioneirismo na enfermagem foram reconhecidos ao longo dos anos. A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil foi batizada como “Anna Nery” em 1923, e, em 2009, ela entrou para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo a primeira mulher a receber tal honraria.

O Projeto de Lei destaca que a vida e realizações de Anna Nery são um testemunho de seu compromisso com o cuidado ao próximo e seu papel inovador na enfermagem. O reconhecimento como “Patrona da Enfermagem no Brasil” não apenas honrará sua memória e suas contribuições para a área da saúde, mas também servirá de inspiração para os profissionais de enfermagem em todo o país.

Essa declaração oficial como patrona visa enaltecer não apenas a relevância histórica de suas ações, mas também fortalecer a identidade da enfermagem brasileira, valorizando seus fundamentos, ética e missão no cuidado à vida.

O Projeto de Lei, apresentado pelo Deputado Prof. Paulo Fernando em 30 de outubro de 2023, será um reconhecimento justo e necessário a uma das figuras mais marcantes e influentes da enfermagem brasileira.