GDF busca parceria com SPU/DF para expansão da política habitacional no Distrito Federal

GDF busca parceria com SPU/DF para expansão da política habitacional no Distrito Federal
Google Maps: Riacho Fundo.
GDF busca parceria com SPU/DF para expansão da política habitacional no Distrito Federal.
Riacho Fundo, fundos da Vila Olímpica. Codeplan Ortofoto.
Ivan Rocha

O Governo do Distrito Federal (GDF) está em busca de uma parceria estratégica com a Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU/DF) visando ampliar significativamente a oferta de habitação na região.

Atualmente, a Superintendência é liderada por Roberto Policarpo, ex-deputado federal pelo PT. Sob sua gestão, a SPU/DF está conduzindo um processo que envolve cooperativas, as quais serão responsáveis por apresentar projetos de construção habitacional em terras federais. Isso inclui a região administrativa do Riacho Fundo, uma área localizada nos arredores da Vila Olímpica da cidade.

Policarpo enfatizou que ainda não há uma data definida para o lançamento do edital, mas a expectativa é que isso ocorra durante o mandato do presidente Lula, em alinhamento com o compromisso presidencial com a política habitacional em terras da União, especialmente aquelas destinadas ao interesse habitacional.

Com algumas dessas áreas localizadas no Distrito Federal, o governo local tem buscado ativamente dialogar com a Superintendência visando uma parceria que possibilite a expansão da política habitacional na Capital Federal.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, juntamente com Policarpo, já tiveram uma primeira conversa sobre o tema. No entanto, ainda não há definições concretas, uma vez que qualquer avanço significativo exigirá aprovação em instâncias superiores.

Enquanto isso, diversas cooperativas aguardam ansiosamente o lançamento do edital por parte do governo federal. Entretanto, poucas possuem a qualificação necessária para apresentar um projeto sólido e eficiente, que já tenha tido experiência prévia em colaborações na qualidade de cooperativas junto ao governo federal.

A posição de Policarpo à frente da SPU/DF parece ser estratégica não apenas para a gestão habitacional, mas também para seu retorno à Câmara Federal. Esse contexto pode demandar um movimento por parte do governo local em direção aos pleitos do PT/DF, caso deseje fazer parte ativa dessa empreitada.

O cenário político e administrativo se mostra promissor para a expansão da política habitacional no Distrito Federal, porém, ainda está em fase inicial de discussão e definições que impactarão diretamente a realidade habitacional do DF, precisarão ser amplamente discutida com a comunidade.