Entrevista com o Deputado Ricardo Vale sobre a implantação da tarifa zero no Distrito Federal

Deputado Ricardo Vale: a tarifa zero no DF, começará pelo tarifa zero estudantil.
Ricardo Vale

A tarifa zero é o uso do transporte público sem o pagamento pelo usuário final (passageiros). O assunto está em pauta na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Em uma entrevista ao portal Saúde & Direitos Sociais (S&DS), o deputado Ricardo Vale, do Partido dos Trabalhadores (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, expressou sua opinião sobre a implantação da tarifa zero no Distrito Federal. Segundo ele, o projeto piloto terá início com a tarifa zero estudantil, nos finais de semana, e com um custo praticamente zero, de acordo com estudos realizados pela Secretaria de Mobilidade (SEMOB).

Vale ressaltou a falta de vontade política por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) em implementar a tarifa zero. No entanto, ele reconheceu que a SEMOB está realizando um detalhado estudo sobre o assunto. O deputado é autor de um projeto de lei que propõe a tarifa zero estudantil como ponto de partida para a implantação do sistema no DF. Ele afirmou: “É possível desde que o GDF queira. É uma política pública que já foi implantada em alguns estados e países”.

De acordo com estimativas apresentadas por Vale, o custo para bancar a tarifa zero para toda a população do Distrito Federal seria de aproximadamente R$ 1 bilhão e 500 milhões. No entanto, o parlamentar ressaltou a necessidade de melhorias no transporte público como um todo antes de sua implementação. Mesmo com o subsídio de R$ 890 milhões concedido pelo governo em 2022, os empresários do setor alegam não obter lucro com o transporte de ônibus.

A proposta da tarifa zero tem despertado debates acalorados e levantado questionamentos sobre a viabilidade econômica e a qualidade dos serviços. Enquanto alguns acreditam que a medida traria benefícios sociais significativos, como o acesso facilitado à educação e ao trabalho, outros questionam a capacidade do sistema de transporte público em lidar com uma demanda maior sem gerar prejuízos financeiros.

Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de um amplo e finalístico debate e de um planejamento cuidadoso para a implantação da tarifa zero no Distrito Federal, já atrasado. É fundamental que os interesses da população sejam considerados, assim como os impactos financeiros e a sustentabilidade do sistema de transporte público. A discussão continua e é importante acompanhar os desdobramentos desse tema que afeta diretamente a vida dos cidadãos brasilienses.