Internacional > Notícias do Reino Unido

Jon Rogers

Helen, 51, lutou durante anos contra o abuso de substâncias e problemas de saúde mental antes de sua morte em maio de 2022.

A mãe Sue Charlesworth descreveu seu choque depois de ver sua filha se deteriorar rapidamente em questão de meses.

Ela até tentou fazer com que sua filha fosse seccionada sob a Lei de Saúde Mental , em uma tentativa desesperada de salvar sua vida.

Helen Stobbart lutou contra o abuso de substâncias por anos Crédito: MEN Media
Sua mãe disse que ela se deteriorou rapidamente em questão de meses Crédito: MEN Media

No entanto, Helen Stobbart não atendeu aos critérios após uma avaliação e morreu um mês depois.

Helen foi criada em Rawmarsh, South Yorkshire. Seus pais se separaram quando ela tinha apenas cinco anos.

Sue se lembra de Helen dizendo que ela havia ganhado uísque na casa de seu pai quando ela tinha apenas nove anos.

Mais tarde, ela descobriu que Helen estava usando o dinheiro do almoço para comprar cerveja enquanto cursava o ensino médio.

Mais tarde, Helen trabalhou como assistente de loja em Rotherham antes de se mudar para o exterior para trabalhar em Zante e Creta.

Sue disse que sua filha tinha uma “personalidade adorável” e alguém que “faria qualquer coisa por qualquer pessoa”, mas acrescentou que “isso era parte do que a tornava tão vulnerável”.

Por ela ser tão confiante, as pessoas tirariam vantagem.

Ela disse ao YorkshireLive : “Ao longo de sua vida, ela acabou em muitos relacionamentos abusivos com homens, ficando presa a eles.

“Ela apanhava muito, mas nunca dizia nada, era sempre, ‘Oh, eu caí’ ou algo assim.”

Quando sua vida começou a desmoronar, ela se tornou conhecida por vários serviços em Rotherham, responsáveis ​​pela saúde mental e dependência.

Sue disse acreditar que Helen começou a usar maconha quando era adolescente e passou a usar drogas mais pesadas aos 20 anos.

No final, ela estava tomando uma mistura letal de heroína , crack e metadona.

Helen foi internada no Rotherham General Hospital com suspeita de overdose em 21 de maio e morreu três dias depois.

A causa médica da morte foi dada como asfixia devido a um coquetel de drogas em seu sistema.

Sue disse que teve um relacionamento difícil com a filha ao longo dos anos, mas ficou cada vez mais preocupada com a aparência de Helen nos meses anteriores à sua morte.

Helen tinha um IMC de apenas 17,6 e vários ferimentos graves quando foi internada no hospital.

Um inquérito realizado no Doncaster Coroners Court na quinta-feira ouviu representantes da instituição de caridade Care Grow Live, a equipe de crise do NHS Rotherham Doncaster e South Humber e a South Yorkshire Housing Association, que estiveram em contato com Helen durante seus últimos meses.

BATALHA DE DROGAS

Helen estava morando em um apartamento cheio de agulhas sem tampa, em uma situação que a levou a diversas passagens médicas no passado.

Ela havia solicitado às autoridades que a retirassem da convívio com a comunidade.

Ao longo dos anos, ela recebeu vários diagnósticos sobre sua saúde mental, desde transtorno de personalidade limítrofe até transtorno bipolar.

Devido a seus problemas de saúde mental e sua batalha contra o vício em drogas, sua cooperação com os serviços que tentavam apoiá-la era irregular.

Sue acredita que, se seu vício e problemas de saúde mental tivessem sido tratados como um só – sob o que é conhecido como “diagnóstico duplo” – ela poderia ter cumprido os critérios para ser levada para detenção médica em abril.

No entanto, do jeito que as coisas estavam, ela não atingiu o limite de sua saúde mental sozinha e não expressou desejo de ser internada.

Louise Slater, a legista da área, ficou satisfeita porque a avaliação da equipe multiagência fez tudo o que pôde dentro do escopo dos critérios com os quais teve que trabalhar.

Ela disse que as agências foram “acima e além” para tentar envolver Helen em várias ocasiões.

Slater disse: “Aceito que deve ser incrivelmente difícil ver alguém que você ama tanto se deteriorar tanto e a mãe de Helen fez tudo certo para tentar ajudá-la”.

A morte de Helen foi considerada uma morte relacionada ao uso de drogas.

A causa médica da morte foi asfixia devido ao uso de heroína, crack e metadona.

Ela disse que foi “traumático” para ela ver como Helen havia se tornado em seus últimos dias e ficou claro para ela que algo precisava ser feito imediatamente.

Sue disse: “Tive a sensação de imediato, você apenas sabia olhando para ela que ela iria morrer. E ela morreu.”

Apesar disso, porém, Sue acredita que sua morte era evitável e detê-la teria salvado sua vida.