O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva

O pronunciamento ocorreu durante o lançamento de retomada do programa habitacional, Minha Casa Minha Vida, no município de Santo Amaro, no recôncavo baiano.

“Companheiros da enfermagem, vamos resolver o problema de vocês. Estamos apenas tentando harmonizar o teto (sic) do salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e as Santas Casas. Terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e dizer ‘está resolvido o problema de vocês, o governo vai selar o piso da categoria’”, disse Lula.

Ministério da Saúde

O conselheiro federal do Conselho Federal da Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra, esteve em uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Por meio da rede social, ao lado da presidente do Conselho, Betânia Santos, repassou a mensagem da gestora do Ministério da Saúde.

Segundo Guerra, a ministra informou que o governo federal pretende agilizar o processe e criou grupo interministerial, composto pela Casa Civil, os ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Advocacia-Geral da União (AGU), para garantir a celeridade da efetivação do piso salarial da enfermagem.

Piso suspenso pelo STF

Suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), desde 15 de setembro de 2022, por força de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos em Saúde (CNSaúde). Legislativo e Executivo empreendem esforços, em especial com articulação dos membros do FNE e da classe política ligada à enfermagem, para garantir o envio, ao STF de fontes de custeio que promovam a derrubada da ADI e a implementação do piso à categoria da Enfermagem.

Com informação do portal Política Distrital