Jair Messias Bolsonaro

Pai Pobre

Ontem (26), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o índice máximo de reajuste anual para os planos de saúde individuais e familiares. O super aumento poderá chegara até 15,5%. A decisão da diretoria se deu por quatro votos a um.

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou inflação de (1,49%) em maio. O dígito é maior do que o observado em abril (0,87%). Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o INCC-M acumula taxas de inflação de (4,27%) no ano e (11,20%) em 12 meses.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede prévia da inflação oficial no Brasil, registrou dígito de (0,59%) em maio. A taxa é superior a (0,44%) de maio de 2021.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, registrou taxa de (1,04%) em abril, a maior variação para um mês de abril desde 2003.

Os combustíveis, principal responsável pela alta de preços do gênero alimentício, subiram (3,20%), com destaque para gasolina (2,48%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pai Rico

Também em maio, o Banco do Brasil (BB) divulgou lucro líquido recorde de R$ 6,6 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2022, demonstrando crescimento anual de (34,4%) e (11,5%) maior que o do quarto trimestre de 2021.

O Agronegócio apresentou superávit de US$ 43,7 bilhões no acumulado do ano, até o mês de abril, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O segmento dos ruralistas batem recordes de exportação. Os preços dos alimentos atingiram o nível mais alto desde 2011, de acordo com a ONU.

O Brasil e o mundo enfrenta interrupções na cadeia de suprimentos global, climas cada vez mais adversos, constante aumento nos preços dos alimentos básicos, dos combustíveis, energia… tudo isso somado ao crescente desemprego tem derretido a possibilidade de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).