Deputado distrital aguarda formação das nominatas para comprar sua reeleição

Por: Ivan Rodrigues

Ontem (22/3), o portal S&DS esteve acompanhado a sessão plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e conversando com alguns deputados distritais sobre qual partido iriam se filiar, pois está aberta a chamada janela partidária que termina em 1º de abril; (considera-se justa causa a mudança de partido pelos detentores de cargo de deputado federal, estadual e distrital para concorrer à reeleição majoritária ou proporcional (Lei nº 9.096/1995, art. 22-A, III).

Câmara Legislativa do Distrito Federal


Conversamos com os deputados distritais: Chico Vigilante (PT), Jorge Vianna (Podemos), Jaqueline Silva (sem partido), Cláudio Abrantes (PDT), Delmasso (Republicanos), Hermeto (MDB), Júlia Lúcy (sem partido) e Rafael Prudente (MDB) e Tabanez (MDB).

Perguntados se permanecem em suas agremiações, muitos disseram que estão firmes e fortes, outros afirmaram que ainda aguardam as últimas movimentações políticas no xadrez das formações das nominatas. 

É o caso da deputada distrital Jaqueline Silva que havia pedido a desfiliação do (PTB) no dia em questão, conforme informou.

Cláudio Abrantes, que apoia a reeleição do atual governador Ibaneis Rocha (MDB), disse que muitos candidatos iriam se decepcionar em razão da eterna indefinição do senador Reguffe (Podemos) sobre concorrer ou não ao Governo do Distrito Federal.

“Tenho uma boa relação com o Reguffe, mas não dá para ficar à espera de uma resposta sobre seu futuro político,” afirmou o experiente deputado Abrantes.

Dentro do plenário, um parlamentar que não identificamos em razão do barulho da sessão, bradou: “Estou esperando para comprar minha nominata à reeleição”.

É sabido que existem as chamadas – legendas de aluguel -, que são àquelas formadas apenas para elegerem os candidatos que pagam um bom valor aos donos desses partidos. Muitos pré-candidatos a deputado distrital e federal passarão pelo: “Sorria, você está sendo usado“.

Comentários

  • TONINHO RORIZ disse:

    VEJAM O GIM, MAU SAIU DA PRISÃO E JÁ TEM UM PARTIDO PRA CHAMAR DE SEU O PTB. POLÍTICA É PRA QUEM TEM ESTÔMAGO DE AVESTRUZ E GOSTA DE VÊ SUA MULHER SENDO COMIDA NO CONGRESSO.

  • Edenudes de Cassia Soares da Cunha disse:

    Isso é um absurdo. A maioria dos governantes, tanto distritais, federerais em fim, eles querem apenas uma reeleição. Está nas mãos do povo. Vamos renovar a política para mudar esse caos que vivemos!!!