O Partido Liberal de Valdemar Costa Neto vai se tornar o maior partido da Câmara dos Deputados

Por: Redação

O presidente do (PL), Valdemar Costa Neto, nunca escondeu seu maior objetivo ao filiar o presidente Jair Bolsonaro na agremiação partidária – tornar o partido o maior da Câmara dos Deputados.

Com o término da movimentação de deputados que ainda estão trocando de legenda no período da chamada janela partidária, o PL deverá ultrapassar até o final do mês o União Brasil e se tornar a maior bancada da Câmara.

A chamda janela partidária começou no dia 3 de março, quando deputados federais têm até 1º de abril para mudar de partido. Sendo a eleição para deputado proporcional, de acordo com a lei eleitoral os mandatos dos parlamentares não pertencem a eles, mas a seus partidos.

De acordo com a legislação eleitoral, os partidos podem pedir os mandatos de volta caso os parlamentares troquem de legenda sem a anuência da agremiação, fora da janela partidária.

A justiça eleitoral estabeleceu este período no qual essas trocas são permitidas sem provocar retomados dos mandatos. Atualmente, a maior migração, êxodo partidário vêm acontecendo para a sigla onde acolheu o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Comentários