Michael, a 16-year-old teenager, receives a dose of the Pfizer-BioNtech COVID-19 coronavirus vaccine at Clalit Health Services, in Israel's Mediterranean coastal city of Tel Aviv on January 23, 2021. - Israel began administering novel coronavirus vaccines to teenagers as it pushed ahead with its inoculation drive, with a quarter of the population now vaccinated, health officials said. (Photo by JACK GUEZ / AFP) (Photo by JACK GUEZ/AFP via Getty Images)

Começou a testagem de covid-19 em farmácias privadas no Distrito Federal. Os profissionais de saúde foram treinados e cada estabelecimento participante define o atendimento, se por agendamento ou demanda. Assim, a testagem gratuita é realizada conforme a logística de cada local. O teste é indicado para quem apresenta sintomas ou teve contato com pessoas infectadas. Cada farmácia receberia 500 kits de testagem, mas como há disponibilidade de testes, essa quantidade foi ampliada para 3 mil.

Foto: Érika Bragança/Agência Saúde-DF

Há cinco dias com sintomas, o analista de sistemas Roger Viana, 18 anos, fez seu teste hoje na Drogaria Brasil, em Santa Maria. Com a confirmação de que está com covid-19, ele irá manter os cuidados para evitar a contaminação de mais pessoas. “Eu vou continuar em casa, mantendo a quarentena”, garantiu.

Desde sexta-feira (14) a Secretaria de Saúde disponibilizou os testes para as empresas fazerem a retirada no almoxarifado central da pasta. Até o fim da manhã desta terça-feira (18), os responsáveis por 22 estabelecimentos haviam retirado os kits. A princípio seriam 23 farmácias, mas uma delas, a Farmácia Colorado, na Vila Planalto, decidiu não fazer o atendimento.

No caso da Drogaria São Rafael, no Gama, a testagem gratuita foi iniciada ontem. “Quando a Secretaria nos solicitou, a gente atendeu a demanda”, contou a farmacêutica Rafaela Antunes. Alguns estabelecimentos anunciaram o início das atividades a partir das 12h de hoje.

Foto: Érika Bragança/Agência Saúde-DF

Notificação

A ação é uma parceria da pasta com a Fecomércio que, junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos de testagem. Cada farmácia será responsável por notificar a Secretaria de Saúde dos casos positivos e negativos. Servidores da Secretaria realizaram o treinamento dos funcionários da empresa sobre o uso do sistema E-Sus, em que são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.

O uso da plataforma pelas drogarias parceiras atende à determinação do Ministério da Saúde, que pede a notificação de todos os testes realizados. “A partir das informações coletadas e disponibilizadas no sistema, é possível avaliar de maneira mais sensível o comportamento epidemiológico da transmissão da covid-19 no Distrito Federal”, explica Fabiano dos Anjos, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF.

Aeroporto

Com a testagem ofertada nas unidades básicas de saúde, e nas farmácias, deve ser descontinuada a testagem no ponto criado no Aeroporto Internacional de Brasília. Isso porque o maior objetivo era monitorar a chegada da variante Ômicron ao Distrito Federal, e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde já confirmou a transmissão comunitária. “Agora, a meta é monitorar a evolução do número de casos”, destaca o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

Parceria

De acordo com André Godoy, diretor de Vigilância Sanitária, nem todas as drogarias que se inscreveram para a testagem da Secretaria atendiam aos requisitos sanitários e documentais para fazer os testes. “O estabelecimento precisa ter uma sala com circulação de ar e espaço para evitar filas e aglomerações”, explica o gestor.

As farmácias que participam da ação têm liberação para aplicar os testes de covid-19 por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme o cenário epidemiológico. “Os pontos foram liberados de maneira emergencial e provisória. A Vigilância Sanitária vai fiscalizar os locais para mitigar os riscos de transmissão”, informa o diretor André.

Critérios e locais de testagem

As farmácias particulares que aplicarão os testes disponibilizados pela SES seguem os mesmos critérios de público-alvo dos outros pontos de testagem do órgão: quem está sintomático ou teve contato com casos confirmados da doença. São sintomas, por exemplo, tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e perda de olfato ou paladar.

Conheça os 22 pontos:

Farmácias Descontão
– Avenida das Castanheiras, Lotes 820 Loja 06/07, Águas Claras
– QSC 19 Chácara 26 Conjunto H Lote 07A, Taguatinga
– QNN 17 Conjunto H Loja 02/03/04, Ceilândia

Drogaria São Rafael
– Quadra 36 Lote 10, Gama

Drogaria Brasil
– CL 214 Lote B Loja 02, Santa Maria

Drogaria Drogacenter
– QNE 16, Lote 01 Loja 01, Taguatinga Norte
– Rua 4 A, Chácara 01 Lote 13 Loja 01, Vicente Pires
– Rua Copaíba, Lote 10 a 12, Águas Claras
– QNM 18 conjunto G Lote 01, Ceilândia
– Rua 5, Chácara 102, Lote 32, Vicente Pires
– QNO 17, Conjunto I, Lote 03, Loja 06, Ceilândia Norte
– QD 203, Lote 28/29, Recanto das Emas
– QS.412, Conjunto A, Lote 02, Samambaia Norte
– QC 08, Lote 04, Loja 01, Taguatinga Centro
– CLSW 104, Bloco A, Loja 58, Sudoeste
– ST SHD bloco N, Lojas 09 a 12, Planaltina
– Avenida Central, Lote 470, Loja 01, Núcleo Bandeirante
– Quadra 12, Comércio Local 1A, Sobradinho
– QN 07, Conjunto 06, Lotes 20 e 22, Riacho Fundo
– Quadra 23, Conjunto 17, Lote 01, Paranoá
– S.I.A Trecho 10, S/N, Lote 10, Lojas 56, 58 e 60, Zona Industrial Guará
– QNO 06, Conjunto B, Lote 58, Loja 03, Ceilândia