A coceira no pênis é um sintoma comum que acontece quando surge uma inflamação, que na maioria dos casos é provocada por uma alergia no pênis, falta de higiene ou por umidade constante na região íntima.

Leia também: Quais são os cinco tipos de vagina?

Porém, também pode ser um sinal de problemas mais graves como infecções por fungos, problemas de pele ou doenças sexualmente transmissíveis causada por Candidíase, Clamídia…

Após iniciar o tratamento, se a coceira dura mais de uma semana ou não melhora com a correta higiene da região íntima é importante consultar um urologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado. O parceiro também precisará realizar o tratamento.

Problemas de pele

Para tratar a coceira na pele do pênis três medicamentos se destacam por suas ações resolutivas, segundo especialistas.

Icacort: (creme ou pomada) é indicado para o tratamento inicial e temporário das micoses, acompanhadas por sintomas de inflamação intensa ou eczematosa, como coceira, ardor e dor. As micoses geralmente aparecem na região das mãos, nos espaços entre os dedos dos pés e nas regiões inguinais e genitais.

Trok: (creme ou pomada) (cetoconazol + dipropionato de betametasona) é um medicamento para ser aplicado na pele. Age como anti-inflamatório (combate a inflamação) e contra a micose: infecção fúngica da pele que pode estar associada a inflamação.

Candicort: este medicamento é destinado ao tratamento de micoses (doenças inflamatórias da pele) que foram afetadas ou possam ser afetadas por fungos ou leveduras.

*Todos estes medicamentos devem ser utilizados apenas sob orientação médica.

Agradecimentos

Dr. Patrick Damasceno: Médico Dermatologista HuB/UnB. Médico de Família e Comunidade SES-DF.

Dr. Bruno Mestrinho: Urologista UnB. Médico da SES-DF