Ivermectina é um medicamento autorizado pelo Instituto Nacional de Vigilância de Alimentos e Medicamentos (INVIMA) para tratar pacientes com COVID-19 leve, assintomático ou suspeito, como parte de um estudo do Centro de Pediatria Estudos de Doenças Infecciosas, em Cali, Colômbia. FOTO: LUIS ROBAYO | AFP |
No Brasil, é usado em um ‘Kit Covid’, assim denominado de três ou mais medicamentos.

Quando os usuários visitam o site de telemedicina SpeakWithAnMD.com, são imediatamente avisados: “Devido à enorme demanda, estamos enfrentando tempos de espera mais longos do que o normal.”

A demanda é por ivermectina, um medicamento usado principalmente para desparasitar animais que se tornou a mais recente falsa cura para Covid-19. E o site, em parceria com a organização America’s Frontline Doctors, cujo fundador invadiu o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro, tornou-se conhecido nos grupos do Facebook e comunidades do Reddit, onde o sentimento antivacinação prospera.

Nesses grupos, as pessoas trocam instruções de dosagem e conselhos de compra de ivermectina.

“Por favor, considere que mesmo se você conseguir um Rx para IVM, a farmácia pode não enchê-lo por 1-3 dias, alegando que não tem em estoque, o que é puro touros —”, escreveu um usuário do Reddit no comunidade ivermectina este mês. “TENHA ALGUMA PASTA DE CAVALO NA MÃO”, acrescentou o usuário, referindo-se à forma de tubo em que a ivermectina destinada a cavalos entra.

Originalmente introduzida como um medicamento veterinário para animais de criação no final da década de 1970, a ivermectina rapidamente se mostrou útil no combate a certas doenças humanas causadas por parasitas, uma descoberta que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 2015. Vem em pílulas e pastas, em versões significadas para humanos e animais.

A ivermectina foi chamada de “droga milagrosa” devido ao seu uso no tratamento de doenças parasitárias, mas não mostrou os mesmos resultados em estudos contra vírus.

A droga foi objeto de pesquisa sobre o possível uso como um tratamento Covid-19 – incluindo um estudo promissor não revisado por pares que mais tarde foi determinado como “defeituoso” e retirado do ar pelo site Research Square , que hospeda pré-impressões de artigos de pesquisa que ainda não foram publicados em periódicos acadêmicos.

Os grupos destacam o desafio que as autoridades de saúde pública e empresas de tecnologia enfrentam ao reprimir a desinformação da Covid-19 – e até onde algumas pessoas vão para aceitar os conselhos errôneos e enganosos da Covid. A NBC News obteve acesso a vários grupos que se dedicam à ivermectina ou que recentemente adotaram a droga. Alguns grupos têm dezenas de milhares de membros e podem ser facilmente encontrados por meio do recurso de pesquisa do Facebook.

Após mais de um ano e meio de pandemia de coronavírus, vários medicamentos tiveram seus momentos em comunidades antivacinação e entre alguns conservadores nos Estados Unidos – e a ivermectina não é particularmente diferente. Mas chega em um momento em que partes do país estão em outra onda da Covid, esta movida pela variante delta do vírus e com uma opção segura e eficaz disponível: as vacinas.

“É difícil entender por que as pessoas rejeitariam um preventivo Covid aprovado pela FDA em favor de um tratamento que não só não é aprovado, mas tem um grande corpo de evidências mostrando que não funciona”, disse o Dr. Nathan Boonstra, pediatra da Blank Hospital Infantil em Des Moines, Iowa, e co-apresentador do podcast “Voices for Vaccines.” “Mas os grupos antivaxiais vão consumir qualquer oportunidade de fazer parecer que uma vacina não é necessária. Isso já era verdade em relação aos grupos antivacinas muito antes da pandemia.

“Há muito espaço compartilhado entre os grupos pró-ivermectina e antivacinas”, acrescentou.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças  emitiram um  alerta de saúde na quinta-feira, alertando sobre um rápido aumento nas prescrições de ivermectina e relatos de doenças graves por pessoas que usam produtos de ivermectina. Dados da Auditoria Nacional de Prescrição mostraram um aumento dramático nas prescrições de ivermectina nas últimas semanas – mais de nove vezes os níveis pré-pandêmicos.

O porta-voz do Facebook Aaron Simpson disse em um comunicado por e-mail que a empresa remove qualquer conteúdo que “tente comprar, vender, doar ou pedir ivermectina”.

“Também impomos ações contra qualquer conta ou grupo que viole nosso COVID-19 e políticas de vacina, incluindo alegações de que a ivermectina é uma cura ou prevenção garantida, e não permitimos anúncios que promovam a ivermectina como um tratamento para COVID-19”, ele escreveu. “Desde o início da pandemia, removemos 20 milhões de peças de desinformação COVID, rotulamos mais de 190 milhões de peças de conteúdo COVID avaliadas por nossos parceiros de verificação de fatos e conectamos mais de 2 bilhões de pessoas com informações confiáveis por meio de ferramentas como nossas informações COVID Centro.”

O Reddit está analisando as comunidades de ivermectina, disse o porta-voz Cameron Njaa em um comunicado por e-mail que ressaltou seu compromisso em fornecer informações precisas, recursos e suporte aos usuários. 

Os grupos sugerem maneiras de comprar ivermectina e muito incentivo para fazê-lo. Alguns comentaristas direcionam os usuários para empresas de fornecimento de gado online ou pet shops. Outros recomendam o SpeakWithAnMD.com. 

O site anuncia consultas por US $ 90 e fornece receitas por meio da Ravkoo Pharmacy, uma farmácia on-line que a America’s Frontline Doctors anuncia como “parceiras”, que oferecem “a opção de receber a receita na sua porta, no mesmo dia”. Em um formulário de ingestão do SpeakWithAnMD.com visualizado pela NBC News, os pacientes em potencial são questionados: “Qual medicamento você prefere?” O usuário recebe três opções: “Ivermectina”, “Hidroxicloroquina” ou “Não tenho certeza”

Um usuário visitando por outros motivos pode não ter muita sorte. O site deixa claro: “Substâncias controladas (como narcóticos) nunca serão prescritas.”

Contatado por telefone, o CEO da Ravkoo Pharmacy, Alpesh Patel, recusou-se a comentar sobre o relacionamento com a America’s Frontline Doctors e desligou. O Frontline Doctors da América e o SpeakWithAnMD não responderam aos pedidos de comentários.

De hidroxicloroquina a ivermectina

Por mais que a droga anti-malária hidroxicloroquina tenha se tornado um remédio não comprovado para os negadores da Covid depois que o ex-presidente Donald Trump a adotou, a ivermectina surgiu nas últimas semanas como o tratamento favorito de alguns conservadores e ativistas antivacinação.

A ivermectina chamou a atenção pela primeira vez no ano passado como um possível tratamento para Covid, com o interesse permanecendo razoavelmente baixo até julho, de  acordo com dados de pesquisa do Google .

Nas últimas semanas, uma variedade de figuras conservadoras e ativistas antivacinação abraçaram a droga. Os apresentadores da Fox News,  Laura Ingraham, Sean Hannity e Tucker Carlson, mencionaram isso.

Phil Valentine, o apresentador de rádio conservador  que morreu de Covid-19 esta semana , também recorreu à ivermectina após seu diagnóstico e pediu aos ouvintes que fizessem o mesmo. (Ele mais tarde encorajou os ouvintes a serem vacinados.)

“Tenha um médico na discagem rápida que irá prescrever uma receita para ivermectina”, escreveu ele  no Facebook . 

As autoridades de saúde pública se esforçaram para responder.

Embora a ivermectina seja geralmente segura em baixas doses, altas doses podem ser tóxicas em humanos. A Food and Drug Administration  alertou  que a ivermectina em grandes doses pode causar efeitos colaterais, incluindo “erupções cutâneas, náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, inchaço facial ou nos membros, eventos adversos neurológicos, queda repentina da pressão arterial, erupção cutânea grave que pode exigir hospitalização e lesão hepática. ”

O Departamento de Saúde do Estado do Mississippi, onde  pelo menos duas pessoas  foram hospitalizadas por intoxicação por ivermectina,  alertou os residentes contra o uso do medicamento esta semana .  

E talvez seja um excelente exemplo da exaustão com que alguns profissionais de saúde pública enfrentaram a ivermectina,  o FDA tuitou recentemente : “Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Pare com isso. ”

‘Suco Moo’

Os avisos fizeram pouco para diminuir o entusiasmo pela ivermectina em alguns grupos do Facebook e comunidades do Reddit. Após a automedicação, alguns membros da comunidade relatam ao grupo os efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais ou tonturas, ou se perguntam se tiveram uma overdose.

O link para o site SpeakWithAnMD foi compartilhado em dezenas de grupos públicos do Facebook, incluindo Unmask Our Kids, Nevada! Ele também foi compartilhado por influentes antivacinação proeminentes, incluindo a Dra. Christiane Northrup, que postou o link para seus 550.000 seguidores no Facebook com a legenda: “Para obter o tratamento ou prevenção corretos. Não há necessidade de medo. Muitos de nós sempre soubemos disso. ”

O Frontline Doctors da América não é o único link de SpeakWithAnMD para a extrema direita. O teórico da conspiração Jerome Corsi também fornece ao seu público um link promocional para o site, que foi criado em março de 2020 e não oferece informações sobre sua propriedade. 

O SpeakWithAnMD está intimamente ligado ao Frontline Doctors da América, um grupo que se tornou viral no ano passado quando sua coletiva de imprensa improvisada em Washington obteve milhões de visualizações depois que uma das médicas, Dra. Stella Immanuel, falsamente chamou a hidroxicloroquina de uma “cura” para Covid-19. Trump retuitou um vídeo da entrevista coletiva divulgada nas redes sociais pelo site conservador Breitbart.

O site da America’s Frontline Doctors direciona as pessoas para o SpeakWithAnMd por meio de um botão que diz “Contact A Physician”, e o logotipo da America’s Frontline Doctors está em destaque na página inicial do SpeakWithAnMD.

Simone Gold, fundadora do America’s Frontline Doctors,  foi presa e acusada de entrada violenta  e conduta desordeira depois de entrar no Capitol durante o motim em 6 de janeiro. Ela se declarou inocente de todas as acusações. Gold, que aguarda julgamento, falou em um protesto antivacinação  em Santa Monica, Califórnia, no fim de semana passado 

Gold passou o ano passado explorando igrejas, escolas e espaços de eventos em todos os Estados Unidos no “The Uncensored Truth Tour”, no qual ela faz uma apresentação semeando dúvidas sobre as vacinas de Covid.

Gold não respondeu aos pedidos de comentário.

A popularidade do site fez com que alguns usuários do Facebook voltassem à loja de feeds. Perdendo a paciência com os tempos de espera do SpeakWithAnMD, os usuários dos grupos de ivermectina do Facebook às vezes compartilham anedotas sobre outros aplicativos de telemedicina nos quais os médicos prescreveram o medicamento profilaticamente, ou tentam persuadir uns aos outros a comprá-lo no balcão de lojas de animais.

Os grupos do Facebook, que têm nomes como Ivermectina MD Team, levam alguns usuários a acreditar que estão conversando com especialistas médicos e médicos, mas qualquer um dos 25.000 membros pode postar conselhos ou sugestões sobre como tomar o remédio anti-vermes.

As comunidades estão repletas de conselhos sobre coquetéis de drogas off-label com vermífugos. As páginas freqüentemente apresentam maneiras de tornar a pasta mais palatável, como misturá-la com geléias ou comê-la como um sanduíche. O sabor freqüentemente faz com que os usuários se perguntem como esconder seu sabor picante.

“Eu pego escondendo em uma banana ou pão”, escreveu um usuário do Reddit. “O sabor meio que me incomoda.”

Alguns usuários vendem o que afirmam ser ivermectina nas seções de comentários. Desesperados pelo que acreditam ser uma droga milagrosa, os comentadores frequentemente obrigam, muitas vezes deixando seus endereços de WhatsApp ou números de telefone em respostas para concluir transações.

Preocupados com as repressões devido à publicidade cada vez mais negativa, os moderadores dos grupos do Facebook também estão criando canais de backup em canais de mídia social menores, como MeWe e Telegram, caso sejam banidos do Facebook. Os usuários também reduziram o uso das palavras “vacina” e “ivermectina”, chamando-as de “v” e “ivm”, respectivamente. 

Alguns usuários começaram a chamar ivermectina de nomes mais coloquiais, como Moo Juice, porque muitos têm ingerido a versão em gel. Outros perguntam aos usuários quanto pesa seu “cavalo” quando dão conselhos sobre as dosagens.

“Eu me identifico como um cavalo e não posso relatar nenhum efeito nocivo da dosagem dirigida, conforme recomendado por profissionais, tomada semanalmente”, escreveu um usuário do Reddit. “Eu gosto do meu com um lado de geleia de morango.”