Vagas são destinadas, preferencialmente, aos alunos da rede pública do DF

Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Caso as vagas não sejam preenchidas, no dia 23 de agosto (segunda-feira), alunos bolsistas de escolas particulares também poderão se inscrever no programa  | Foto: arquivo Agência Brasília

As inscrições para o Centro de Excelência em Esporte estarão abertas a partir de 16 de agosto (segunda-feira). As 1,5 mil vagas destinadas para crianças e adolescentes, de nove a 15 anos, preferencialmente, alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, serão preenchidas de modo virtual.

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), em parceria com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), promove a iniciativa que funcionará fisicamente no Sesi Taguatinga, localizado na área Norte da região administrativa.

“Estamos muito animados com essa parceria em prol da democratização do esporte na nossa cidade. Após identificarmos a necessidade de um espaço adequado onde os jovens pudessem praticar atividades físicas em Taguatinga, começamos a trabalhar para viabilizar essa oportunidade o mais breve possível. E nesse caminho foi muito gratificante contar com a competência e a qualidade do Sesi-DF”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição on-line, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga

Seguindo o modelo dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, o Centro de Excelência em Esporte oferecerá, gratuitamente, aulas de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, sendo a primeira semana dedicada, exclusivamente, aos alunos matriculados nas escolas públicas da capital federal. O prazo para os interessados efetuarem o procedimento termina em 4 de setembro, ou enquanto houver vagas disponíveis.

Caso as vagas não sejam preenchidas, no dia 23 de agosto (segunda-feira), alunos bolsistas de escolas particulares também poderão se inscrever no programa. Por fim, a partir do dia 30 de agosto (segunda-feira), se ainda restarem vagas, será a vez dos demais alunos de escolas particulares. Há ainda 5% das vagas reservadas para pessoas com deficiência. A estrutura física do Sesi-DF também funciona como base de treinamento para as equipes feminina e masculina do Brasília Vôlei.

Como fazer a inscrição

O procedimento on-line será feito pelo site do Sesi-DF, onde o jovem ou seu responsável escolherá a modalidade desejada e preencherá o formulário com as seguintes informações: CPF do aluno; CPF da mãe do aluno; CPF do responsável pelo aluno, caso não seja a mãe; data de nascimento; endereço com CEP; e-mail do responsável; e telefone para contato. Ao fim do cadastro, o sistema disponibilizará um comprovante que o processo foi concluído com sucesso.

A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição on-line, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h. Nesse momento, será necessário assinar o termo que informa que o aluno está apto para a prática de atividades físicas e apresentar:

– Comprovante de escolaridade do aluno;
– Cópia do CPF e do RG do aluno;
– Cópia do CPF e do RG do responsável;
– Cópia de comprovante de residência;
– 1 foto 3×4 do aluno.

Chamamento público

A seleção do Sesi-DF para a gestão do projeto da Secretaria de Esporte e Lazer ocorreu por meio de chamamento público. Com infraestrutura de grande porte e corpos técnico e docente experientes, a instituição disponibilizou a unidade de Taguatinga como polo para o desenvolvimento das atividades.

Entre os objetivos do convênio estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar.

Serviço

Inscrições para o Centro de Excelência em Esporte – Sesi Taguatinga
Inscrições on-line: a partir de 16 de agosto, no site.
Matrículas: em até cinco dias úteis após a inscrição virtual, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga (Setor F Norte, QNF 24 – Taguatinga Norte).

* Com informações da Secretaria de Esportes