Comentário em 30/03/2021 às 19:16 no portal S&DS por Stephany Cristiane – stephanyde22@

“Olá! Quero saber se posso ganhar meu bebê em qualquer hospital do DF até mesmo no HUB já estou com 36 semanas?” Stephany Cristiane

Stephany Cristiane acreditamos que esteja fazendo o pré-natal em alguma Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal.

Em razão da descentralização da saúde do Distrito Federal, que determinou 7 regiões de saúde a saber: (central, centro-sul, oeste, sul, sudoeste, norte e leste), como meta de descentralizar ainda mais os serviços de saúde e integrar estas regiões, sua unidade de acompanhamentos e palestras de pré-natal, já deve ter lhe indicado a unidade que será responsável pelo parto de seu filho.

A meta é que os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde não recebam atendimentos em localidades distante das cidades onde residem, mais sim, próximos; de acordo com o Plano Estratégico implantado pela Secretaria de Saúde DF, que tem buscado corrigir a disparidade com relação à distribuição dos estabelecimentos e serviços de saúde nas Regiões Administrativas.

*Uma unidade pode atender uma gestante e fazer o seu encaminhamento para atendimento (parto) mais próximo de sua localidade dentro do plano de decentralização que constitui-se da regionalização e hierarquização.

*Não busque fazer seu parto fora do estabelecido com a equipe de saúde que está fazendo seu pré-natal.

Região de Saúde Central: Asa Sul, Vila Telebrasília, Asa Norte, Vila Planalto, Lago Norte, Lago Sul, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal.

Região de Saúde Centro-Sul: Guará, Cidade Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA).

Região de Saúde Norte: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal

Região de Saúde Sul: Gama e Santa Maria

Região de Saúde Leste: Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueiral

Região de Saúde Oeste: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia

Região de Saúde Sudoeste: Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia