Brasília/DF. 13/01/2020. Atendimento odontológico de paciente com deficiência (PCD), no Hospital Regional de Santa Maria - HRSM. Foto: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF.
Atendimento odontológico de paciente com deficiência (PCD), no Hospital Regional de Santa Maria – HRSM. Foto: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF.

O primeiro passo para pessoas com deficiência receberem o atendimento odontológico é ir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa.

O dentista vai avaliar se pode resolver o caso. Nem todas as pessoas com deficiência (PcD) apresenta perfil para atendimento hospitalar e necessita de um centro de especialidades.

Se o caso for complexo, a UBS vai encaminhar o paciente ao Hospital de Santa Maria, que recebe pacientes de todas as regiões do Distrito Federal e Entorno, por meio da regulação da Secretaria de Saúde. No HRSM, a equipe avalia se o atendimento é ambulatorial ou cirúrgico.

Além de extrações e restaurações, os procedimentos em pacientes com deficiência na unidade de saúde do Iges-DF incluem tratamento de canal, raspagem (limpeza), biópsia e remoção de cistos e de tumores benignos. São atendidos desde bebês até idosos.   

Núcleo de Odontologia do HRSM

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Cirurgias: às quartas-feiras, nos períodos vespertino e noturno

Quadra AC 102, Conjuntos A a D, s/nº, Santa Maria

(61) 4042-7770

Obs.: os atendimentos de urgência são por meio do pronto-socorro, e os eletivos são encaminhados pelas UBSs.

* Com informações do Iges/DF