REDAÇÃO – S&DS

Brasília – 27 de Outubro de 2020

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto e presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente.

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente do MDB, acompanhou nesta terça (27), o lançamento pelos Correios e pela Administração Regional do Paranoá de um canal de atendimento moderno e seguro para os moradores da região receberem diretamente os seus objetos postais: o locker Correios, um armário inteligente e exclusivo para entrega de encomendas.


O novo serviço vai facilitar principalmente àqueles que não podem receber suas encomendas durante o dia ou quando o destino se trata de um condomínio sem portaria, por exemplo. Cerca de 6 mil famílias, moradoras do Paranoá Parque e Itapoã, por exemplo, passam a ser atendidas por mais este canal ágil e digital de atendimento dos Correios.


O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente, reiterou a importância da parceria entre os entes públicos para atender aos anseios dos cidadãos.

“A população está muito feliz. Estamos aqui, gestores e políticos trabalhando para entregar benefícios à população. A instalação do locker é uma conquista merecida para a comunidade do Paranoá”, concluiu o deputado distrital.


Para o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, a instalação do terminal é a resposta da empresa à comunidade do Paranoá, que demanda um serviço público inovador e moderno.

“O projeto que inauguramos aqui, hoje, está em sintonia com o que há de mais moderno no mundo: não estamos falando de uma tecnologia do futuro, mas do presente, e já em uso em diversos países”., afirmou.


O administrador regional do Paranoá, Sergio Damaceno, disse que a instalação do equipamento na cidade é uma importante vitória aos moradores.

“Ao completar 63 anos de aniversário, o Paranoá tem muito a comemorar. Nesta semana de comemoração, nós recebemos esse grande presente dos Correios, o locker, essa novidade a nível nacional.

A população do Paranoá, hoje, ainda não conta com agência dos Correios nem com a distribuição em todos os condomínios do Paranoá Parque, que possui, atualmente, 40 mil moradores.

A nossa ideia, no futuro, é solicitar a implantação de uma agência na cidade, mas, até lá, o locker vem para facilitar a vida da população que precisa dos Correios”, disse o dirigente.


O serviço não gera qualquer custo adicional aos destinatários, que poderão acessar gratuitamente o equipamento instalado na Administração Regional.
Os Correios ainda planejam lançar outros nove lockers no Distrito Federal, até janeiro de 2021. As cidades de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e São Sebastião poderão ser contempladas. Também está prevista para janeiro do ano que vem a instalação de outros 53 equipamentos no Rio de Janeiro.


Como retirar a encomenda – A população poderá acessar o locker instalado na Administração Regional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para utilizar o terminal de auto-atendimento, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo Correios. No momento de realizar compras na internet, ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker, que neste caso é o número 71570-989, e o CPF ou CNPJ do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.


Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por e-mail ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, que o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda.


O lançamento do armário inteligente é mais uma iniciativa dos Correios que agrega agilidade, flexibilidade e tecnologia aos seus serviços, considerados essenciais pelos clientes, especialmente em tempos de pandemia.