Por Ivan Rodrigues – S&DS

Brasília – 26 de Outubro de 2020

Papa Francisco
Papa Francisco

Este que escreve, já está quase de malas prontas para retornar aos bancos da igreja Católica.

Nesse domingo, 25 de outubro, o papa Francisco anunciou que vai nomear 13 novos cardeais. Nove deles têm menos de 80 anos e serão elegíveis para entrar em um conclave para escolha de seu sucessor após sua morte ou renúncia.

Nove deles têm menos de 80 anos, entre eles está Dom Wilton Gregory, arcebispo de Washington, que serão elegíveis para entrar em um conclave para escolher o sucessor do papa após sua morte ou renúncia.

O ponto – anti Ku Klux Klan – que tem chamado a atenção de todos nós negros do mundo é a nomeação do cardeal o arcebispo de Washington, Wilton Gregory, o primeiro negro dos Estados Unidos a ser nomeado cardeal. O anúncio foi feito da sua janela com vista para a Praça de São Pedro.

Arcebispo norte-americano Wilton Gregory - Arquidiocese de Atlanta.
Arcebispo norte-americano Wilton Gregory. Foto: Arquidiocese de Atlanta

Os novos cardeais serão elevados ao alto escalão em uma cerimônia conhecida como consistório no Vaticano no dia 28 de novembro, último sábado do mês.

Os 13 nomes vieram de toda a parte do mundo e aumentam as especulações de que o próximo papa possa ser o primeiro negro da história da igreja Católica.

Em documentário, no dia 21/10, o papa se tornou notícia mundial por demostrar apoio à união civil entre pessoas do mesmo sexo.